Treinamento é fundamental para desenvolver o sincronismo (foto: Débora de Cássia)
O primeiro desafio de montar um time para competir no rafting é exatamente juntar os integrantes da equipe. São necessárias no mínimo seis pessoas dispostas a iniciar um trabalho. Vale lembrar que um sétimo integrante seria de grande importância pois alguém pode ficar doente ou se machucar às vésperas de uma competição. Saber nadar é um critério a ser usado na seleção, já que, num campeonato em rios com correntes, ondas e refluxos, o bote pode virar e o atleta cair na água é muito provável.
A idade mínima e ideal para para o rafting competitivo, na minha opinião, seria dos 15 aos 25 anos. É uma idade em que o adolescente ou adulto ainda está se desenvolvendo fisicamente e muito a fim de iniciar sua vida esportiva e competitiva. Após essa idade, as pessoas começam a ter muitas obrigações e compromissos e treinar pode ficar muito complicado. É claro, porém, que isso varia de acordo com a disponibilidade e vontade de cada um. O importante é compreender que os treinos são fundamentais.
Tive essa sensação sobre a melhor idade para iniciar quando, um ano atrás, fui procurado pela equipe de rafting da cidade de Brotas Fogo na Bomba para dar-lhes algumas dicas de treino e remada. Era explicar e eles faziam.
Para quem não tem experiência em descidas, porém, eu recomendo que faça o curso de instrutor de rafting. O curso dá visão e conhecimento técnico muito melhores que qualquer descida comercial. Nele, aprende-se desde como encher e calibrar o bote, remadas individuais e conjuntas, comandos de voz, desvirar o bote, leitura e interpretação de rio até a prática do uso dos equipamentos em corredeira.
Equipamentos para começar – Os equipamentos mínimos necessários são: remos e bote para treinos em lagos ou raias específicas para treinos (para pessoas que não sabem nadar, o uso do colete é obrigatório). Para treinos em lugares como rios, o uso do coletes, capacetes e calçado é essencial para a segurança. A compra desses equipamentos pode ser feita pela internet. O Brasil já possui bons fabricantes como a www.hidro2.com.br que faz coletes, capacetes e cabo de resgate com um ótimo retorno de qualidade e preços acessíveis.
O bote, que é o equipamento essencial para a atividade, pode ser emprestado por alguma empresa de rafting que apóie a equipe ou pode ser adquirido pelas fábricas nacionais de botes infláveis uma delas é a www.zefir.com.br.
O treino – A equipe não tem como adquirir boas noções de rafting competitivo sem a ajuda de algum atleta do meio. Diversas equipes de rafting competitivo em estados diferentes têm pessoas que poderiam incentivar e auxiliar as pessoas interessadas a remar de forma correta.
A partir daí, é ficar ligado no calendário de eventos de rafting para saber quando acontecerá a próxima competição. Uma boa maneira de treinar é participando de festivais e campeonatos amadores. Boas remadas!
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 8, 2001