Webventure

Como comprar a sua primeira mountain bike


Bike tem que estar ajustada ao tamanho (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Para muitas pessoas a compra da primeira mountain bike pode ser uma experiência difícil. Existem diversos nomes técnicos, geralmente em inglês que ajudam a confundir a cabeça de qualquer um. Aí vai um guia prático para quem vai às compras.

Primeiros passos
O fundamental antes de comprar sua primeira mountain bike é saber para que você ira usa-la. O importante é saber se você vai usar sua bike para enfrentar trilhas, para andar na cidade, competir ou apenas como lazer. Existem inúmeras opções de mountain bikes para diversas finalidades, desde o freeride, cross-country, corrida de aventura, downhill ou ciclo-turismo.

Procure aprender um pouco sobre mountain bike através de revistas especializadas ou livros. Geralmente as revistas possuem sessões para quem está começando no esporte. Consulte uma loja que seja dedicada exclusivamente há bicicleta. Converse com o vendedor e explique para que você precisara de uma bike. Existem diversos modelos de bikes e com preços que variam de R$ 700,00 há R$ 5.000,00. Se possível compare duas ou mais lojas especializada em bikes.

Uma boa bike normalmente é cara, pois o que encarece a bike são seus componentes (câmbio, coroas, corrente e trocadores de marchas) que quanto melhores mais caros e mais duráveis serão. Geralmente pessoas que compram sua primeira bike procuram começar com uma bike simples e com o tempo trocar alguns de seus componentes.
Existem desde Mountain Bikes completamente rígidas até aquelas que possuem dois amortecedores (full-suspension). Esse tipos traz conforto e alta performance em diversos tipos de terreno.

Como encontrar o tamanho da bike ideal
A maneira mais comum de saber o tamanho de sua bike é ficando com os pés no chão e a bike entre a sua perna. O ideal é que a distancia do tubo superior da bike fique de três há quatro dedos de distancia de seu cavalo. Ao sentar na bike seus braços devem ficar semi-flexionados.

Para a prática do cross-country, se o tamanho for o ideal mas seus braços não estiverem confortáveis, altere o tamanho da mesa. Já a altura do selim deve ser feita em cima da bike. Procure deixar seu calcanhar na ponta do pedal estendendo a perna quase inteiramente assim marcando no canote a altura de acordo com está referencia de medida.

Conhecendo seu novo equipamento.
Após comprar sua bike, de acordo com seu orçamento e objetivo, o próximo passo é você conhecer melhor seu equipamento. Se você comprou-a em uma loja especializada verifique se houve uma montagem profissional ou se serão necessários alguns apertos e ajustes.

Comece pedalando em algum lugar seguro como estacionamento ou ruas não movimentada e procure sentir as reações dos freios, como está a troca de marchas, posição dos manetes de freio, shifters e altura do selim. Se a bike estiver funcionando sem problemas é só pegar o capacete e se divertir com sua nova companheira.

Este texto foi escrito por: Bob Nogueira, especial para o Webventure