Foto: Pixabay

Como escolher o guincho adequado à sua necessidade

Redação Webventure/ Offroad

Os guinchos são equipamentos indispensáveis para aqueles que queiram praticar o fora de estrada. Porém, para que o guincho possa realizar suas tarefas com sucesso, é necessário que o equipamento adquirido seja compatível com o veículo e que a pessoa que vá utilizá-lo tenha treinamento para não danificar e também não colocar em risco as pessoas que estejam ao seu redor.

O primeiro passo é adquirir o equipamento correto ou mais indicado para o seu veículo. Para o tipo de aplicação desejada, relacionei abaixo os tipos de guinchos disponíveis no mercado e suas principais características:

Lembre-se: seu guincho deve ter capacidade de carga para no mínimo o dobro do peso do seu veículo.

Guinchos elétricos

Tem excelente desempenho no off-road, mas quando utilizado por muito tempo sem descanso, apresenta alto consumo de energia das baterias e pode sofrer super aquecimento sendo necessário interromper seu uso para esfriamento. A principal vantagem é que funciona com o motor parado.

Guinchos mecânicos

Excelente desempenho no off-road. Suas desvantagens são que para a instalação é preciso que o seu veículo tenha no câmbio uma saída para a tomada de força e nem todos os veículos tem este recurso. Não funciona com o motor parado.

Guinchos hidráulicos

Excelente desempenho no off-road, porém para a instalação é necessário que o veículo tenha uma
bomba de direção hidráulica instalada. Não funciona com o motor parado.

Guinchos manuais tipo catraca ou tiffor

São utilizados em casos específicos quando não se tem outro guincho ou para puxar o veículo lateralmente, para trás ou em caso de capotamento para desvirá-lo. Vale salientar que este tipo
de equipamento exige um grande esforço físico por parte da pessoa que vai operar.

Cuidados Básicos

Agora, sobre a utilização e aplicação dos guinchos é importante que a pessoa que vá utilizá-lo tenha o devido conhecimento de todos os recursos disponíveis e alguns cuidados básicos durante a operação:

  • Utilizar sempre luvas ao manusear o cabo de aço;

  • Não permitir que pessoas fiquem próximas ao cabo de aço durante as operações de arraste do veículo;

  • Manter sempre as mãos longe dos roletes do guincho durante sua utilização;

  • Utilizar o cabo de aço sempre com o angulo o mais reto possível em relação a frente do veículo;

  • Nunca ancorar o cabo de aço diretamente no tronco das árvores, pois pode danificar e até matar a árvore em alguns casos, além você estará estragando seu cabo de aço;

  • Caso não haja ponto de ancoragem próximo ao veículo, como no caso de uma praia, você pode enterrar seu estepe com um ângulo de 45 graus e a um metro de profundidade, colocando sua chave de rodas no centro do estepe e fixando o cabo de aço no mesmo. Também pode ser utilizado nesta operação troncos de arvores enterradas ou ainda várias estacas, uma atrás da outra, amarradas entre si;

  • Quando seu veículo estiver muito atolado, procure utilizar um duplicador de força mais conhecido como patesca ou catarina para poupar seu guincho.

    Mas para um melhor aprendizado destas técnicas, é sugerido um curso de técnicas de off-road.


    Antônio Martins, colaborador da Webventure, é administrador de empresas e vice-presidente do Jeep Clube do Brasil.



    Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure

    Last modified: abril 7, 2000

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure