Webventure

Como foi este primeiro dia

Este primeiro dia de competição do Rally Rota Sul, entre as cidades de Torres e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, não foi nada fácil.

Depois de percorrer duas especiais e um total de 468 km, os pilotos que conseguiram fazer seus veículos chegarem à cidade destino já podem festejar.

A chuva e o vento forte foram obstáculos a mais para os competidores na etapa desta sexta-feira. Muitos veículos se perderam ou ficaram atolados nos trechos de grande areião pelos quais passou a caranava. Nem mesmo pilotos experientes como Juca Bala, que participou diversas vezes do Paris-Dakar, o maior rali do mundo, escaparam das armadilhas que surgiram durante a competição. Ele se perdeu durante um trecho da primeira especial.

O piloto de moto Werner Notini (46) teve problemas com a chuva. Sua moto passou por uma poça funda e ele não conseguia fazer a moto pegar. Já o piloto José Hélio (02), capotou. A moto de Carlos Ambrósio (23) também teve problemas mecânicos. Das 55 motos e quadriciclos que fizeram o prólogo ontem, cinco não largaram na primeira especial de hoje.

Mais problemas – A bruxa estava solta durante o primeiro trecho cronometrado. Alguns carros também tiveram problemas com os obstáculos naturais que surgiram pelo caminho. O Troller do piloto Roberto Macedo (107) ficou cheio de água até o teto. O veículo da dupla Franco Giaffone e Alberto Fadigatti (112) quebrou no meio da especial.

Mas, além disso, onze carros ficaram atolados no mesmo trecho. A ajuda do caminhão de Luiz Antonio (204) foi o que salvou alguns pilotos. O carro da dupla Édio Fuchter e Milton Pereira (102) conseguiu terminar a primeira especial mesmo com problemas mecânicos, mas teve ser rebocado.

Caminhões – Entre os caminhões, apenas o de Carlos Salvini (206) se salvou. Todos os outros tiveram problemas mecânicos ou muita dificuldade para ultrapassar as areias gaúchas, como o caminhão de André Azevedo (205).

Até o fechamento desta matéria, às 18h25, os resultados não haviam sido fornecidos pela organização do Rota Sul. Assim que forem divulgados, eles estarão disponíveis no site.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini