A Federação Gaúcha de Ciclismo realizou anteontem (02/02) o Desafio Aparados da Serra em Mountain Bike, competição válida como segunda etapa do Campeonato Gaúcho de MTB Trip Trail. Os bikers participantes percorreram 80 km de estradas de chão batido que separam as cidades de Torres e Cambará do Sul, localizadas respectivamente no litoral norte do Rio Grande do Sul e nos Campos de Cima da Serra Gaúcha.
A largada foi dada às 10h, em Torres. Além da longa quilometragem da prova e da subida da Serra do Faxinal, os 210 atletas participantes tiveram de enfrentar um calor de cerca de 40 graus. A lista dos favoritos incluía o campeão da prova de 2002, o catarinense Júlio César Claudino; o atual campeão Gaúcho da modalidade, o caxiense Marcelo Indicatti; e o campeão Gaúcho de cross-country, Erlú Lucatelli, Santa Maria (RS).
No começo da prova, o pelotão percorreu agrupado durante 40 km praticamente planos que separam as cidades de Torres e Mampituba, obtendo uma velocidade média superior a 40km/h.
Depois de passarem pelas cidades de Mampituba e Praia Grande, começou o grande desafio: a Serra do Faxinal, com 10 km de extensão e mil metros de desnível de altitude. Na subida, dois bikers logo se destacaram dos demais: Júlio Claudino e o também catarinense Tenier da Silva, de Florianópolis. Os dois atletas pedalaram juntos toda a Serra do Faxinal, além dos 25 km ondulados até a zona urbana de Cambará do Sul.
A 5 km do final que Tenier surpreendeu o campeão de 2002 atacando e abrindo vantagem até cruzar a linha de chegada, com o tempo de 3
horas, 14 minutos e 45 segundos. Claudino ficou com a segunda colocação, terminando a prova a 17 segundos do vencedor. Após 7 minutos chegou terceiro colocado, o gaúcho de Guaíba Luciano Vieira da Costa, seguido por Pablo Lucatelli, de Santa Maria (RS), e Evandro Lopes, Viamão (RS).
Confira abaixo os vencedores nas demais categorias. A classificação completa de todas as categorias pode ser vista no site www.fgc.com.br.
Desafio Aparados da Serra – resultados
Sub 30
André Muller – Sapiranga – 3h28min45
Júnior
Tiago Vargas – Sapiranga – 3h36min44
Juvenil
Júlio Picolli – Garibaldi – 4h27min39
Master A
Laerte Crisel – Pelotas – 3h49min00
Feminino (40 km)
Silvana Marin – Sapiranga – 3h36min50
Master B (40 km)
Ronaldo dos Santos – Campo Bom – 2h37min35
Master C (40 km)
Darcy Pereira – Novo Hamburgo – 3h02min58
Pré-Juvenil (40 km)
Édipo Braga – São Leopoldo – 2h56min00
Estreante (40 km)
Giovani Rubo – Bento Gonçalves – 2h25min50
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 4, 2003