Webventure

Como iniciar-se numa corrida de aventura?


Muitos erros estão dentro da mochila. Não custa nada testar a eficiência da vedação antes de ir para corrida eliminando surpresas. (foto: Camila Christianini/ Webventure)

Confira quais são os pontos básicos para quem quer se iniciar no esporte e os erros que esses futuros atletas não podem cometer.

  • Tenha familiaridade com pelo menos alguma modalidade da corrida de aventura. Curtir a natureza e esportes outdoor também é um começo.
  • Arrume um grupo onde você tenha bastante sintonia. Não adianta você fazer uma prova com uma pessoa que ande melhor que você, ou que não te conheça muito bem. O grupo tem que ser homogêneo, com o mesmo condicionamento físico e tentar equilibrar as habilidades o máximo possível.
  • Se você é fraca, tem que se juntar com pessoas fracas; se você é forte tem que se juntar com uma equipe forte, para não ter problemas no meio da competição. Porque ou você vai ter que ser levado por outra pessoa ou você vai ter que carregar outra pessoa nas costas durante a prova. É necessário conhecer os limites do corpo, para saber o quanto é possível exigir dele e evitar esse tipo de surpresa desagradável.
  • É difícil juntar na mesma equipe pessoas que saibam tudo sobre as modalidades, mas se você colocar um pouco de equilíbrio já ajuda bastante.
  • É importante também fazer alguns cursos de cada modalidade, para saber as noções básicas de cada uma.
  • Começar como apoio também é muito bom. Você enxerga muito bem as estratégias, que tipo de equipamento levar, e mínimos detalhes que só com o tempo você vai aprender.
  • Muitos iniciantes subestimam a importância da navegação. Preocupados em ganhar ou manter posições, não querem perder tempo estudando o mapa para ver se estão no caminho certo. Grande erro: de nada adianta ser o primeiro a chegar no lugar errado.
  • Muitos erros estão dentro da mochila. Muitos não levam comida e água suficientes para o percurso, os combustíveis do corredor. Por mais que pesem, não se pode ficar sem esses elementos, pois, sem eles, ficar pelo caminho é quase certo. Encharcar o que está na mala também é comum entre os iniciantes. Vede muito bem sua mochila, para que sua comida fique tragável, seu mapa legível e seu equipamento aproveitável. Não custa nada testar a eficiência da vedação antes de ir para corrida, eliminando surpresas.
  • Se você pretende entrar no esporte, vale a pena o investimento em bons equipamentos. Uma bicicleta adequada, por exemplo, é garantia de aproveitamento das descidas e força extra para as subidas mais íngremes. Checar se tudo está funcionando perfeitamente é um conselho óbvio, mas que muitos se esquecem.
  • Apesar dos erros e dificuldades, os iniciantes não desanimam. Todos cometem erros, e só a experiência pode saná-los. Errar faz parte do aprendizado e, nas próximas provas, provavelmente os que erraram nessa não cometerão os mesmo erros mas possivelmente cometerão outros. Entretanto, a experiência cuidará para que logo se surpreendam fazendo uma corrida perfeita: aí, é só partir para desafios ainda maiores, e começar a errar novamente. Não é assim a vida?
  • E o mais importante é participar. Não importa se você vai terminar a prova, se você vai se perder, se você vai bater cabeça. Você vai aprender mesmo na prática.

    Colaboraram neste texto: Alexandre Freitas, organizador, atleta de corridas de aventura e fundador da Sociedade Brasileira de Corrida de Aventura e EMA; Sérgio Zolino, organizador, atleta e diretor do Adventure Camp e Said Aiach Neto, organizador, atleta e diretor do Ecomotion.

    Este texto foi escrito por: Webventure