A lama atrapalha bastante a performance do atleta. (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)
Para muitos a palavra lama significa sujeira, tombos e desgastes de equipamentos, porém para outros isto é diversão, espirito de aventura ou ciclo-cross.
Com as chuvas freqüentes do verão brasileiro os lugares para a pratica do biking ficam completamente enlameado. Isto significa que a pilotagem da bike tem que ser um pouco diferente do que andar completamente no seco. O primeiro passo é se vestir adequadamente ao tempo, por exemplo se estiver chovendo procure vestir uma capa de chuva, usar lente do óculos transparentes ou amarelas e lembrar que na chuva o comportamento da bicicleta será diferente.
Pedalar na lama é um ato de sensibilidade pois você não pode se desequilibrar da bicicleta porque sua roda estará cortando a lama com seu pneu. Mudando de direção, a tendência é da roda aglomerar mais lama no pneu, dificultando cada vez mais a tração dos pneus.
Ao frear na lama procure lembrar de que esse é o acessório que mais sofre na lama, pois ela exige o dobro do seu funcionamento devido a lama ou água que correm sobre eles. Procure estabelecer uma velocidade continua durante uma pedalada na lama, já que exige menos dos freios e aglomera menos barro nos arcos do quadro e suspensão.
Este texto foi escrito por: Webventure