Para este tipo de trekking, mais importante até do que saber o que levar é saber o que deixar em casa. Principalmente quando estamos iniciando, é comum acharmos que todos os equipamentos que conhecemos para a prática do esportes são necessários. Porém, para fazer uma caminhada de algumas horas, há itens que são dispensáveis.
Porém, é necessário também nesse caso, um cuidado especial com o planejamento. Antes de colocar o pé na trilha, verifique todas as informações sobre o local a ser visitado. Nunca esqueça de que você deve estar preparado para enfrentar a trilha e de que nunca deve ir sozinho para esse tipo de passeio.
Troca as informações que você tem com os seus companheiros de aventura, discuta as necessidades e dificuldades de cada um. Afinal, essas horas em contato com a natureza, desfrutando de belas paisagens, devem ser divididas, bem como as responsabilidades para o passeio.
E o que eu levo – Como você vai ficar um dia inteiro fora de casa, existem alguns itens importantes. Escolha um mochila pequena onde caibam os itens básicos. E saiba escolher o seu compaheiro inseparável: o tênis. Nada de querer exibir o modelo comprado dias antes ou colocar aquele sapato mais apertadinho. O ideal é que você vá para a trilha confortável, com um calçado de preferência muito usado.
As roupas devem ser leves e de cor clara, por causa do sol. Vale, porém, levar uma blusa de frio e uma capa de chuva (o tempo pode mudar de repente e é melhor você estar preparado). Para comer, alguns lanchinhos, barras de cereais e frutas secas são suficientes. Não se esqueça de levar água !! Outro equipamento de segurança necessários é uma lanterna com pilhas extras, além de uma bússola (embora se recomende que você conheça a trilha que vai seguir praticamente de cor).
O que não levar – Para que o seu trekking seja uma experiência boa, a ponto de você querer repeti-la várias, é bom evitar desgastes físicos e psicológicos desnecessários. Para isso, é importante, por exemplo, não levar nenhum excesso de bagagem. Seja criteriosos e lembre-se de que não é preciso levar três mudas de roupa para um trekking de quatro horas.
Dentre os equipamentos que podem ficar em casa estão fogareiro e utensílios para cozinhar (afinal, você não precisará preparar nenhuma refeição no meio da trilha), barraca, isolante térmico, saco de dormir. Bem mais leve, você aproveitará mais a sua aventura.
Não se esqueça de levar uma máquina fotográfica para registar os melhores momentos do seu passeio. Use o filme todo, gaste todas as fotos. E boa aventura!
Este texto foi escrito por: Esdras Martins
Last modified: julho 14, 2001