É necessário verificar antes do trekking se haverá trechos sem água (foto: Divulgação/Odisséia Pernambuco)
O trekking com cinco ou mais dias já pode ser considerado como uma expedição. Por isso, há uma série de cuidados a serem tomados antes de sua realização para que, no meio de um percurso mais longo, não surjam problemas que possam atrapalhar seriamente a aventura.
É importante deixar claro que este tipo de trekking exige um pouco mais de experiência caso se queira partir para ele sem o auxílio de guias e empresas especializadas. Conhecer bem o caminhos e as dificuldades que serão encontradas nos vários trechos do percurso são ações fundamentais. Além disso, é importante ter noções de como se localizar com a bússola para o caso de se perder.
Em trekkings com esta duração, além dos equipamentos básicos como barraca, saco de dormir e isolante térmico, é preciso que seja tomado um cuidado todo especial com as refeições. Comidas que estraguem rápido devem ser dispensadas. Não pode-se esquecer, porém, da importância de um cardápio balanceado e também do peso para quem tiver de transportá-lo. Alimentos que não sejam muito pesados nem perecíveis têm preferência quando o trekking é mais demorado.
Outra coisa para a qual deve se atentar é o fogareiro. Pesquise se será possível comprar combustível para ele no caminho, que tipo de combustível é vendido. Por questões de segurança, nunca transporte combustíveis em aviões.
Um cuidado importante: levar água suficiente. Em algumas trilhas, como a travessia da Serra Fina, chega-se a ficar até dois dias sem acesso a locais para abastecimento de água. A hidratação é importante e poucas são as opções caso você não planeje corretamente o transporte de água. Em alguns casos, é necessária a utilização dos chamados cantis “dromedários”, que levam até seis litros de água por pessoa. Além disso, não esqueça de levar produtos para a purificação da água.
As roupas devem ser confortáveis e de cores mais claras. Não preocupe-se em estar bonito, levando roupas da moda ou apertadas demais. Depois de alguns dias de trilha, você perceberá a importância de roupas mais largas e que permitam os seus movimentos. Para planejar melhor ainda as roupas, saiba o clima das regiões visitadas e nunca dispense pelo menos uma blusa de frio. As mesmas regras valem para os calçados: conforto é fundamental, assim como um tênis seco reserva.
Capriche na estratégia – Trekkings maiores, de 10 a 15 dias, requerem uma preparação diferente. Verifique as condições dos locais por onde a trilha passará, principalmente em relação à assistência em caso de emergência. É necessário também verificar a necessidade de carregadores em alguns trechos.
O planejamento correto e a escolha da estratégia para completar este tipo de aventura são fundamentais para um trekking de sucesso. Todos os detalhes devem ser pensados antes, com todos os componentes do grupo. Procure estabelecer para a sua viagem um prazo alguns dias maior do previsto. Assim, no caso de haver algum problema ou atraso, o estresse em relação aos compromissos assumidos depois da viagem será menor, bem como o risco de desentendimentos.
Respeitando esses preceitos, você poderá viver uma aventura cheia de grandes experiências, rodeado de belas paisagens. E não esqueça de levar a sua câmera fotográfica para registrar esses momentos. Aproveite! Lembre-se de não ter pressa, curta o local. Não queira que a sua aventura termine rápido demais. Assim é mais seguro e prazeroso.
Este texto foi escrito por: Esdras Martins
Last modified: agosto 23, 2001