Cuidados são necessários na água (foto: David Santos Jr/ www.webventure.com.br)
Um dos desafios mais freqüentes encontrado pelos praticantes do fora de estrada é a necessidade de transpor rios e áreas alagadas. Para que esta tarefa seja realizada com sucesso e segurança, são necessários alguns procedimentos e cuidados como:
Motores a álcool e a gasolina
Motores a álcool e a gasolina têm como pontos vulneráveis a bobina, ignição eletrônica e distribuidor. Nestas partes recomenda-se envolver com um saco plástico e também isolar os cabos de vela com um pouco de silicone tanto os do distribuidor como os da bobina.
Nos carros com injeção eletrônica, verificar a possibilidade de colocar a central dentro do veículo em baixo do painel, pois isto aumenta muito seu desempenho dentro da água. É interessante também colocar um respiro na entrada de ar do carburador do tipo Snorkel para evitar que o motor aspire água. Se possível, também coloque uma mangueira na saída do escapamento de modo que a mesma fique fora da água.
Com estes procedimentos seu veículo poderá superar níveis de água bem superiores ao recomendados pelo fabricante.
Motores a diesel
Estes motores possuem desempenho muito superior dentro da água comparados aos veículos à gasolina. Porém, são necessários alguns cuidados, pois caso o mesmo aspire água pela entrada de ar do motor poderá ocorrer um calço hidráulico, causando travamento do motor. Para evitar este problema é necessário a colocação de um respiro na entrada de ar do motor do tipo Snorkel, devidamente vedado para impossibilitar a entrada da água.
Prática
Ao se deparar com um rio ou uma área alagada, antes de mais nada recomenda-se avaliar a profundidade e o tipo de fundo, utilizando uma vara. Em caso do rio ter uma correnteza muito forte é interessante verificar se existem árvores ou pontos de ancoragem do outro lado pois se seu carro possuir guincho, vale a pena já entrar na água com o jipe ancorado do outro lado. Cuidado com travessia onde as águas são muito limpas, pois em alguns casos você estará vendo o fundo, mas a profundidade pode superar 1 metro.
Selecione uma marcha adequada de modo que você consiga uma velocidade baixa e constante, evitando que o vácuo formado pela frente do jipe não faça com que a água inunde seu carro e o alojamento do motor. NUNCA ENTRE EM GRANDE VELOCIDADE DENTRO DA ÁGUA, pois as lonas de freio em contato com a água têm o desempenho comprometido e você terá dificuldade em parar o veículo colocando em risco a vida de outras pessoas.
Coloque todos os objetos que não podem molhar, inclusive alimentos, dentro de sacos plásticos na parte mais alta possível dentro do jipe. Em casos extremos, veículos que têm refrigeração por hélices mecânicas recomenda-se tirar as correias até a transposição da água, porque o atrito da hélice com água é muito grande, entortando a hélice para frente e danificando o radiador do jipe.
Ainda em casos de emergência, para transpor uma altura muito grande de água, militarmente foram testados jeeps embrulhados em lonas resistente, impossibilitando a entrada de água. O jipe, então, flutua e pode ser arrastados por cordas ou cabos de aço até o outro lado do rio. Particularmente ainda não tive oportunidade de testar este método.
Agora, caso seu carro a gasolina apague durante uma destas travessias e venha a aspirar água, arraste o mesmo até um lugar seco, tire as velas e dê algumas partidas para expelir a água dos pistões. Seque bem e jogue um pouco de gasolina dentro da tampa do distribuidor. Proceda da mesma maneira com os cabos de vela e bobina, e tente dar a partida.. Lembre-se, caso o escapamento esteja dentro da água dificilmente seu carro irá pegar, devido à dificuldade do motor em expelir os gases.
Verifique também se não houve mistura de água no tanque, senão será necessário esvaziar o mesmo.
Este texto foi escrito por: Antônio Martins, especial para o Webventure
Last modified: maio 8, 2000