Aprender a técnica correta é o primeiro passo (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Rios, mares, represas, fortes correntezas exigem técnicas diferentes dos profissionais atletas das corridas de aventura em uma etapa de canoagem. O desgaste físico durante a remada pode ser maior no caso da técnica não ser correta e requer treinamentos constantes.
Para os iniciantes na modalidade, a recomendação é procurar ajuda de profissionais na Raia da USP. O local é perfeito para começar e aprender a técnica toda; remar é mais difícil do que aparenta, comentou Zé Pupo, da Motorola SOS Mata Atlântica. Após assimilar a técnica básica, é preciso praticar: cerca deu ma hora por dia, ou quantas vezes puder durante a semana.
Após aprender a remar, o ideal é mesclar treinamentos em outros ambientes, conhecidos como baladas de canoagem. A prática do endurance é necessária para encarar outros níveis de travessias e a dica é praticar com alguém experiente, para aprender os macetes da modalidade. O ideal é passar bastante tempo no caiaque para ter uma performance legal, por exemplo, durante uma longa etapa, que pode durar mais de 10 horas, explicou Zé.
O segredo nos treinamentos e nas provas é manter um ritmo constante, para não haver tanto desgaste. O cansaço das pernas pode ser recuperado durante uma etapa de canoagem, mas, em contrapartida, é a modalidade que deixa o atleta com mais fome. Sempre tenha um sanduíche, pelo menos, enquanto um rema, o outro pode comer, revelou Pupo.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: fevereiro 24, 2009