Webventure

Competição apenas para veleiros S40 estreia em agosto


Competição exclusiva para a classe S40 estreia em agosto (foto: Divulgação/ Marco Yamin)

Após o sucesso dos monotipos Sotos 40 (S40) na Ilhabela Sailing Week, a classe criada em 2009 tem mais um motivo para comemorar. No último domingo (25), aconteceu o lançamento da Mitsubishi Sailing Cup, circuito de vela oceânica exclusivo para os barcos que são considerados como a Formula 1 da modalidade por alcançar velocidades de até 25 nós (40 a 50 km/h). A primeira etapa do evento acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, no Rio de Janeiro.

“A competição tem tudo para ser um sucesso. Temos os melhores velejadores, os melhores e mais rápidos barcos e a melhor tecnologia. E isso pensando que os S40 surgiram de um sonho nosso de ter uma classe monotipo moderna na vela oceânica e já está alcançando grandes patamares”, disse Eduardo Souza Ramos, idealizador do evento e um dos precursores da classe no Brasil.

A primeira edição da competição, que terá, ao longo do ano, quatro etapas, contará com nove barcos. No entanto, as expectativas para o futuro da classe e para o evento são muito grandes, principalmente porque, até agora, 17 barcos S40 já foram vendidos.

“A ideia é que mais pessoas participem da competição e que esta tenha menos variáveis. Não existe um perfil certo para os velejadores na classe S40. A pessoa precisa apenas ter a capacidade de montar um bom time para a competição, porque, na raia, você consegue equalizar as disputas. Com barcos iguais, o destaque será a habilidade da tripulação e não as qualidades do barco”, disse Ramos.

Apoio – Se depender do apoio dos grandes atletas da vela, a competição e a classe tem tudo para crescer. Dono de cinco medalhas olímpicas e eleito o melhor velejador do mundo em 2009 pela Federação Internacional do esporte, Torben Grael é um dos adeptos à nova classe. Para ele, o S40 tem muitas vantagens em relação a outros barcos da vela oceânica, principalmente por ser monotipo, o que torna a competição bem mais emocionante e justa.

“Na classe de oceano você tenta comparar barcos diferentes, mas é muito difícil equalizar, porque, mesmo com o rating, as condições do mar e do vento não permitem uma igualdade. Há distorções enormes. Com o Soto, você resolve isso, porque quem cruzar a linha de chegada na frente é campeão. Evita algo muito chato do rating em que os velejadores tentam achar brechas na regra para contestar vitórias”, explicou.

Confira as datas da Mitsubishi Sailing Cup
1ª Etapa: 14 a 16 de agosto Rio de Janeiro (RJ)
2ª Etapa: 4 a 6 de setembro Angra dos Reis (RJ)
3ª Etapa: 1 a 3 de outubro Ilhabela (SP)
4ª Etapa: 22 a 24 de outubro Florianópolis (SC)

Este texto foi escrito por: Caio Martins