Webventure

Competição Avalanche Downhill chega ao Brasil


Os biker invadiram a cidade de Piquete. (foto: www.amigosdabike.com.br)

A competição Avalanche Downhill é tradicional no exterior, mais precisamente na Europa. Nela, pilotos largam simultaneamente de um ponto no alto da montanha devendo percorrer distâncias maiores do que o downhill tradicional concluindo em uma linha de chegada onde vence o atleta com melhor nível físico e técnico.

Piquete, cidade do interior do estado de São Paulo, quase divisa com Minas Gerais, foi o palco da bela confraternização entre pilotos que resultou no primeiro campeonato de Downhill Avalanche do Brasil no último fim de semana (10 e 11/12).

Milton Gouvêa Franco, tradicional organizador de provas do Classic Series DH, escolheu o local “a dedo”. Para começar, a trilha foi esculpida nas montanhas da Serra da Mantiqueira; possui cerca de 17 quilômetros de extensão distribuídos entre estradas de chão batido, que não estavam muito batidos por motivos de fortes chuvas na região, e single-tracks em meio à mata.

Um desnível de 1.393 metros de altitude fez a diversão dos 34 pilotos que participaram da 1ª competição do estilo no Brasil. A pista iniciava em 2.030 metros de altitude e finalizava em 647 metros, passando por terreno militar, cruzando os estados de São Paulo e Minas Gerais.

A largada foi dada por volta das 13h, já sem a garoa que persistia em acompanhar o amanhecer do dia. Algumas feras do esporte eram aguardadas para a competição e muitos pilotos receavam a disputa e a competitividade da Elite Masculina do Downhill, que estava em peso em uma categoria única para as bikes full-suspension.

Porém os únicos “papa-título” que compareceram foram Wallace Miranda bicampeão paulista de downhill – e Alcides Cruz “Juninho” pentacampeão brasileiro da modalidade.

Dada a largada, segundo os atletas, a visualização dos adversários se deu durante o trecho inicial em estrada de terra, onde os competidores desceram o percurso em velocidades de 60 km/h executando curvas sobre o chão molhado que poderiam ocasionar um verdadeiro “strike”, fato que não ocorreu. A partir da entrada na mata, os atletas não enxergavam mais seus adversários realizando uma corrida solo até ultrapassar algum piloto.

Miguel Giovanini foi o grande vencedor desta primeira edição brasileiras do Avalanche Downhill. Giovanini (Giovanini Bikes) tem 39 anos, é piloto de mountain-bike desde 1989 e carrega em seu currículo os títulos de campeão brasileiro de cross-country, 7 vezes campeão brasileiro de downhill, campeão pan-americano, campeão latino-americano, campeão mineiro e campeão carioca, entre outras conquistas.

Giovanini veio para a disputa final com Juninho, adentrando à cidade calmamente, deixando a briga para a reta final, onde depois de um erro de percurso de Juninho, Giovanini sprintou para a reta final sagrando-se o 1º campeão de uma prova de avalanche downhill no Brasil.

Outro piloto que era favorito para o título, dado as suas características físicas e resistência em longas distâncias com muito pedal e velocidade, era Wallace Miranda que, por infelicidade, teve sua câmara saindo da roda no trecho de mata, tirando o piloto da disputa.

A prova foi uma grande diversão para todos que puderam competir em um terreno, até então, totalmente desconhecido pela maioria dos atletas. O momento da premiação foi engraçado, pois enquanto todos estavam desanimados com a chuva que persistia em cair, organizador do evento chegou com “medalhões” de premiação, que eram tão bem feitos que os pilotos que não os conquistaram quiseram comprar os que sobraram, mas sem sucesso.

Classificação Final
1)Miguel Giovanini
2)Alcides Cruz “Juninho”
3)Giuliano Tesaro
4)Tomas Cox
5)Denison Carlos

Este texto foi escrito por: Webventure