Webventure

Competição de tirar o fôlego reuniu atletas e iniciantes em Brotas (SP)


Amanhece no Patrimônio; madrugada registrou 2 8o.C (foto: Cristina Degani/ www.webventure.com.br)

Vinte e cinco de julho de dois mil e quatro, seis horas da manhã, oito graus centígrados positivos, início do movimento no subdistrito do Patrimônio, bairro afastado do centro de Brotas (SP). Às oito horas da manhã, com mais alguns graus para esquentar o humor dos quase 400 competidores e mais de 80 alunos da escolinha de corrida, aconteceu a mega largada da terceira etapa do Caloi Adventure Camp, edição 2004.

A prova teve largada no bairro Patrimônio e terminou no centro de Brotas, após 62 quilômetros de muito esporte de aventura e frio de rachar. O dia lindo, céu azul e muita animação, tentavam quebrar o gelo da temperatura, pois a primeira notícia da prova não era muito animadora: uma natação de 300 metros atravessando a represa para continuação da prova.

Antes da largada da prova principal, mais de 30 crianças entre 6 a 12 anos largaram na frente, mostrando para todos os presentes que o Adventure Kids merece respeito e destaque na fomentação do esporte de aventura.

Com a largada principal, muitas equipes entraram na água apesar do frio devido à estratégia de tempo e velocidade. Após isso, os competidores correram e fizeram um trekking pelo vale até chegar na cachoeira do Astor, um dos principais pontos turísticos de Brotas. A cachoeira de 30 metros é famosa nas operações de turismo e cascading (descida em técnica de rappel na cachoeira). Assim, dois integrantes de cada equipe desceram o rappel, em um cenário lindo. Depois, eles pedalaram em estradas de terra, em um downhill ótimo e com muitos saltos.

Prova linda – A prova foi bem rápida pelo nível de dificuldade e depois de quatro horas as primeiras equipes chegavam na Verticália (local de arvorismo em Brotas). Lá eles deixavam as bikes, corriam mais três quilômetros para a margem do rio Jacaré Pepira e dividiam a equipe em duas pessoas no duck e duas no bóia-cross. Após isso, as equipes voltavam para a Verticália e pedalavam mais cinco quilômetros até o centro da cidade.

A equipe Oskalunga Brasil Telecom foi a primeira a chegar, com seis horas de prova. Onze minutos depois chegou a equipe Mamelucos, em segundo lugar. Em terceiro lugar chegou a Try On Landscape com a Mitsubishi Salomon Quasar Lontra colada e subindo junto no pórtico.

Mas a santista Nelma, que substitui a atleta Marina Verdini nesta prova, não estava muito bem e ficou para trás na chegada, resultando no quarto lugar para a equipe. A equipe Quasar foi composta por Luis Antônio, Victor Teixeira, Vinícius Cruz e Nelma, pois a equipe embarca nesta quarta para o Canadá, na principal prova do Adventure Race World Series. Em quinto lugar, chegou a equipe Curtlo Lobo Guará, com nova formação: Renato e Flavia Tumang, Alexandre Prieto e Rodolfo Portella. A atleta Gabriela Carvalho fez cirurgia para tendinite no tornozelo e Flavia a está substituindo.

Confira a galeria de fotos da prova aqui

Este texto foi escrito por: Cristina Degani