Webventure

Competidores superam o Rio Bagagem no primeiro dia

O alerta no briefing foi ouvido atentamente. A travessia do Rio Bagagem seria a grande pedra no caminho dos competidores no primeiro dia de especiais da 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que começou na tarde de quarta-feira (26), com o prólogo em Goiânia (GO). Os carros chegaram a Minaçu (GO) na tarde desta quinta-feira (27) depois de um percurso total de 646 km. O dia foi dividido em duas especiais completamente distintas, com um pequeno deslocamento intermediário. O primeiro trecho teve 105 km, contra 118 km do segundo.

As dificuldades começaram com o deslocamento inicial. A distância superior a 300 km exigiu que pilotos e navegadores deixassem a cidade de Goiânia ainda de madrugada, rumo ao interior do Estado. Chegando ao trecho determinado encontraram uma especial extremamente difícil, marcada principalmente pela passagem pelo rio fundo e cheio de pedras roliças. Características que atrapalharam alguns dos principais favoritos ao rali. O primeiro foi Zé Hélio, que havia feito o terceiro melhor tempo no prólogo e parou com a moto afogada.

O chileno Carlo De Gavardo e o australiano Christophe Barrier-varju também enfrentaram problemas na travessia. O francês Cyril Despress, campeão do Rally Dakar no ano passado, foi outro que acabou caindo num rio. Todos eles conseguiram prosseguir na prova. O mais rápido do dia foi Tiago Fantozzi, com um KTM, com 2h55min37s. Jean Azevedo, que não conseguiu trocar os pneus para a segunda parte da etapa, ficou com o segundo tempo. Cyril Despress terminou o dia em terceiro lugar. Se nas motos o rio trouxe complicações, nas demais categorias não foi diferente.

Os atuais campeões Edu Piano / Rogério Almeida chegaram a sofrer uma quebra de câmbio depois de parar ao longo da travessia. Todo o esforço na especial travada do início do dia foi recompensada com a oportunidade de acelerar na segunda parte, que tinha traçado e piso bem mais rápidos. “Fizemos as curvas depressa demais e aí fica assim, como estou, com o coração na boca”, disse Klever Kolberg ao chegar na Praia do Sol, o local de concentração do rali em Minaçu. Ele foi o mais rápido entre os carros, com o navegador Eduardo Bampi. Entre os caminhões, Amable Barrasa / José Papacena levaram a melhor.

O dia registrou um acidente mais forte envolvendo o piloto Fabio Garcez, que bateu num carro de passeio durante o deslocamento inicial, nas proximidades de Niquelândia, quando se dirigia para o início do trecho. Ele precisou ser resgatado pelo helicóptero e levado ao Hospital Santa Lucia, em Brasília, onde passou por exames, que diagnosticaram fraturas no fêmur direto e no antebraço esquerdo. O piloto sofreu também um traumatismo craniano leve. Sua situação é estável e ele chegou até mesmo a conversar com familiares. Depois, foi sedado e será transferido para São Paulo.

Minaçu Palmas

Os carros, motos e caminhões partem para mais uma capital nesta sexta-feira (28), com a primeira moto largando às 8h00. O destino é a cidade de Palmas (TO). A especial terá início por estradas de fazendas, seguindo para pisos com erosões, lombadas e mata-burros. Em seqüência, os competidores enfrentarão pontes de madeira em estado precário e outra travessia de rio. O deslocamento inicial é pequeno, a prova começa praticamente dentro da cidade. Já o caminho até Palmas, depois das especiais, será de 276 km.

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race. O evento tem patrocínio do Banco Real, Ipiranga e Goodyear, co-patrocínio da TAM Express e da Volks Caminhões e apoio do Governo de Goiás, Governo de Tocantins, Prefeitura de Porto Seguro, Go Music, Shopping Flamboyant, CNS, Rádio Eldorado, Rádio Interativa, Webracing (loja oficial), Webventure, Helimed, Oitis Hotel, Yamaha, Sparco/Lico, Lubrizol, Grupo Júlio Simões e Transilva. A prova é supervisionada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Dinho Leme Comunicação
Tel.: (11) 3045.2722
rpleme@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Dinho Leme Comunicação