Webventure

ConectBus é novidade para jornalistas e estudantes


Jornalistas trabalham no ConectBus (foto: Cristina Degani/ www.webventure.com.br)

Direto de Imperatriz (MA) Os jornalistas que acompanham a 12ª edição Do Rally dos Sertões podem utilizar os serviços oferecidos pelo ConectBus , que acompanha a caravana como sala de imprensa e na volta para vai desenvolver o projeto de inclusão digital chamado SCD no Rally dos Sertões. SCD é a sigla para Serviço de Comunicação Digital e seu principal objetivo é levar a inclusão digital a todas as comunidades por onde passa o evento.

No trajeto Goiânia (GO) a Fortaleza (CE), os serviços oferecidos pelo ConectBus são de uso exclusivo dos jornalistas, para conexão com Internet banda larga em nove computadores, vários pontos de rede e telefones portáteis via satélite. A partir da próxima semana, quando o ônibus retorna à região Centro-Oeste, o projeto é parar em algumas cidades e oferecer seus serviços aos alunos das escolas estaduais e, também, à comunidade em geral. O atendimento será feito com no máximo 30 pessoas.

O SCD já é realizado há um ano e meio, pois o ConectBus desenvolve todos os seus projetos com uma contrapartida social. A parceria com o Rally dos Sertões tem como objetivo divulgar a tecnologia oferecida pelos parceiros do projeto, além do retorno de mídia.

Inclusão social O Positivo, uma empresa de conteúdo, ferramentas e soluções em tecnologia para educação escolar, também está no projeto de inclusão digital e social. Luana Priscila Wünsché trabalha na Divisão Tecnológica Educacional do Positivo Informática e é coordenadora deste projeto. Felipe Lima e Rodrigo Siqueira são educadores, todos do Positivo.

Luana explica que o projeto de inclusão digital é uma ferramenta para inserir os alunos da rede pública de ensino os beneficiados pela ação no contexto atual da educação, ou seja, globalizada e com acesso à comunidade virtual. “Eles vão eles estão conhecendo mais a sua cidade, estão mais por dentro das dificuldades e conquistas deles próprios”, explica Luana.

No projeto, as crianças do colégio estadual Complexo Educacional de Ensino Fundamental Médio Estado do Ceará receberão instruções para fazerem home pages de sua cidade, debaterão idéias em um fórum virtual e farão um jornal on line que poderão imprimir logo após a confecção e mostrar para seus amigos e familiares.

Parceiros no Social – Nove pessoas estão envolvidas diretamente neste projeto e estão acompanhando a caravana dos Sertões. Durante o evento, cerca de 100 jornalistas e assessores de imprensa utilizam o serviço. Moyses Plucienik é o diretor da ConectBus e idealizador do projeto. Trabalha com ele Edgar Ramos, que é o técnico em rede, aquele que é o suporte dos jornalistas para resolver a ajudar em qualquer momento.

Alexandre Suguimoto é o gerente de projetos da CPM, uma empresa de tecnologia parceira que desenvolve o produto de base em acesso remoto, que permite a independência aos usuários na conexão com a internet, o FIT-IX. Isso significa que a base de dados de todos os arquivos e documentos que os jornalistas salvam no ConectBus estão na verdade em um mega servidor em São Paulo. O produto da CPM é a seguro e o servidor permite acesso a programas e arquivos direto da base, sem precisar instalar nada no HD.

Gustavo Bichara é o representante da Globalstar, que também apóia o projeto, com três telefones portáteis e um aparelho fixo, exclusivos para uso da redação. Antônio Fernandes é o motorista e técnico em infra-estrutura e Antônio Benai auxilia também na solução de telefonia via satélite.

Confira o roteiro do ConectBus após o Rally dos Sertões

12 e 13 de julho Fortaleza (CE)
15 e 16 Ubajara (CE)
19 e 20 Bacabal (MA)
23 e 24 Marabá (PA)
27 e 28 Araguaína (TO)
2 e 3 de agosto Aruanã (GO)
5 a 12 Brasília (DF)

Este texto foi escrito por: Cristina Degani e Patrícia Croci