Faltando uma semana para o início do Pré-Pan American Games Regatta 2006, primeiro evento que servirá de seletiva para os jogos Pan Americanos de 2007, a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) divulgou a equipe que representará o Estado na competição. Entre os 172 inscritos 24 são paulistas de Santos, São Sebastião, Ilhabela e da Capital que competirão de 8 a 15 de outubro de 2006, no Iate Clube do Rio de Janeiro.
Pelo fato de o Brasil já estar classificado para os Jogos por ser o país sede, o Pré Pan servirá como um treino. É uma oportunidade dos velejadores participarem de um evento internacional, nos mesmos moldes olímpicos sem saírem do País explica Odoardo Lantieri, presidente da FEVESP.
As regatas prometem ser marcadas por um alto nível técnico e o Brasil terá grandes chances de medalhas, principalmente com os competidores que já obtiveram bons resultados em Jogos Pan Americanos. Entre os nomes de destaque estão Claudio Biekarck e Gunnar Ficker (ouro na Lightning em Caracas/83; prata em Mar del Plata/95 e Winnipeg/95 e bronze em Indianápolis/87 e Havana/91); Bernardo Ardnt no Hobie Cat 16 (prata em Havana/91) e Robert Scheidt no Laser Standart (ouro em Mar del Plata/Winnipe/San Domingo).
Competitividade – Uma classe que também promete ser muito competitiva é a Snipe, que terá 48 barcos e 96 atletas inscritos. Os resultados vão oscilando a cada regata e fica difícil prever o final, com isso, há mais de um favorito ao título, inclusive nós, comentou Marcelo Bellotti, que competiu com Duda Molina no último fim de semana o campeonato carioca da classe. Já a classe Laser Standard será bem movimentada devido à volta de Robert Scheidt às raias.
Além dos brasileiros, também competirão velejadores da Argentina, Chile, República Dominicana, Equador, Guadalajara, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Estamos analisando as raias onde acontecerão as provas dos Jogos Panamericanos e a equipe de árbitros que deverá atuar comenta Nelson Ilha, juiz internacional da ISAF e Coordenador Geral de Arbitragem do Pré-Pan Games. Após reunião com a organização, foram definidas as raias da Baía da Guanabara e da Ponte Rio Niterói para as sete classes participantes (HC16, J24, Laser Standart, Laser Radial, RSX e Snipe).
A forma de arbitragem e avaliação foi formatada nos mesmos moldes dos Jogos Olímpicos, com classificação nos dias 12, 13 e 14 e uma disputa entre os 10 melhores no dia 15. O evento não será realizado na Marina da Glória, que teve as obras de expansão embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. As competições serão realizadas no Iate Clube do Rio de Janeiro, que atende a todas as necessidades da prova, segundo Walcles Osório, presidente da Federação Brasileira de Vela e Motor.
Confira os inscritos da equipe paulista:
HC16
Laser Standard
Laser
LI
SN
Este texto foi escrito por: Webventure