Foto: Pixabay

Confira a grade de palestras da 13º Adventure Sports Fair

Adventure Congress (foto: Arquivo Webventure)
Adventure Congress (foto: Arquivo Webventure)

Cheque abaixo a grade de palestras do Adventure Congress 2011, que acontece entre 11 e 14 de agosto, durante a Adventure Sports Fair. Todas as palestras serão no Auditório 1 (subsolo da Bienal do Ibirapuera).

Clique aqui para fazer a sua inscrição, que é gratuita.

(Observação: a grade pode sofrer mudanças. Para saber das atualizações, acesse www.adventurefair.con.br).

>>Horário: 16h às 16h50
>>“Planejamento do atendimento a emergências em esportes outdoor”
A assistência adequada a situações de emergência de eventos esportivos em ambientes outdoor consiste em um grande desafio para todos os profissionais envolvidos, dada a importância da rapidez e sincronismo necessários para atingir o atendimento ideal nessas condições. O objetivo dessa palestra é pontuar alguns aspectos relevantes do atendimento, assim como estabelecer um planejamento para o mesmo. Palestrante: Ricardo Guilherme Eid (médico especialista em medicina do esporte e do exercício. Coordenador do departamento médico da Academia Traffic de futebol. Médico do centro olímpico de treinamento e pesquisa. Coordenador do ambulatório de medicina esportiva da Unifesp. Instrutor de suporte básico de vida e desfibrilador externo automático. Médico especialista em concussão no esporte).

>>Horário: 17h às 17h50
>>“Trabalho X competição: conciliando atividade profissional com a prática de esportes em nível competitivo”
Refletir a experiência de conciliar as exigências diárias do ambiente corporativo com a ambição pessoal de competir e se destacar em seu esporte preferido é a abordagem desta palestra ministrada por Antonio Bonfá. Multiesportista, competidor em diferentes modalidades de esportes de ação, Antonio narra sua trajetória marcada pela evolução conjunta das carreiras profissional e esportiva. Palestrante: Antonio Bonfá, o Totó (tem experiência diversa no mercado de esportes de ação, participou ativamente da consolidação da indústria e do mercado de skate no Brasil, atuando em posições estratégicas em diferentes setores. Contribuiu diretamente na consolidação da Revista Trip, da editora em que atuou por 10 anos. Nela, foi responsável pela projeção comercial do título por meio da direção do departamento de publicidade. Atualmente é sócio e proprietário da Subvert, empresa de comunicação com foco em esportes e público jovem. Acabou de se sagrar campeão em sua categoria da Triple Crown of Stand Up Paddle Race, série de três provas consecutivas de travessia oceânica de SUP, realizada no Havaí e tida como a mais dura e exigente prova deste esporte).

>>Horário: 19h às 19h50
>>“Psicologia da aventura: o sagrado na natureza”
A vivência de impressões sagradas na natureza é um tema comum, principalmente entre os veteranos que praticam aventura. A ideia é entender como esta experiência se forma a partir de referências sociológicas, mitológicas e psicológicas. Que condições específicas proporcionadas por esta forma de lazer podem despertar em nós, como, por exemplo, a mitologia do herói. E fundamentalmente, como a psique (consciência) reage a esta vivência, às vezes, avassaladora. O que o homem busca nas mais inóspitas das regiões pode ser surpreendente. Palestrante: Marcelo Guidi (psicólogo e aventureiro, é praticante de aventura na natureza. É formado pela Universidade de Taubaté (onde atualmente trabalha), especialista em psicologia do trabalho e em psicologia analítica, pesquisa o tema da aventura há dez anos, acompanhando estudos realizados pela Universidade Gama Filho, Unicamp e Unesp. Acaba de encerrar uma pesquisa que examinou o conteúdo de alguns livros de montanha. Está escrevendo para a revista Aventura e Ação e pretende publicar um livro sobre o assunto.

>>Horário: 20h às 20h50
>>“ Safáris na África”
Peter Goldschmidt conta como foi sua experiência viajando por seis países da África e como é fazer safáris naquele continente. Ele passou por África do Sul, Botsuana, Zâmbia, Zimbábue, Quênia e Tanzânia. Palestrante: Peter, da Família Goldschmidt (a família realiza expedições pela América Latina desde 1999. Peter é videomaker e consultor de turismo. Ele dirige a agência Gold Trip e produz o programa Viaje Comigo).

>>Horário: 15h às 15h50
>>“Oskalunga: os preparativos para o mundial na Tasmânia”
O atleta Rafael Melges contará como a Equipe Oskalunga está se preparando para a principal prova do calendário mundial de corridas de aventura, que este ano será realizado na Tasmânia (Austrália), reunindo as 100 melhores equipes do mundo. Além das experiências e lições obtidas no Ecomotion 2011, prova da qual foi o time campeão, a palestra abordará temas como expectativas, treinamentos, nutrição, marketing e alguns pontos que mantém a equipe há 10 anos como uma das principais do país. Palestrante: Rafael Melges (integrante da Oskalunga. A equipe é atual campeã do circuito Adventure Camp, da Expedição Terra de Gigantes, do Ecomotion e está em primeiro lugar no RBCA, o ranking brasileiro de corridas de aventura. Será o único time brasileiro no Adventure Race World Championship da Tasmânia).

>>Horário: 16h às 16h50
>>“Case de sucesso: Expedicão Massaguaty: como transformar uma ideia simples em um projeto vendável”
A expedição foi uma viagem de caiaque que percorreu 300 quilômetros entre a praia de Massaguaçu (Litoral Norte de São Paulo) até a cidade de Paraty (Litoral Sul do Rio de Janeiro), em 11 dias. Além da experiência de remar em um dos trechos mais bonitos do mundo, os palestrantes contarão como transformaram uma ideia simples em um produto vendável, obtendo aproximadamente R$ 2 milhões de retorno de mídia para seus patrocinadores. Palestrante: Gustavo Nogueira (integrante da equipe Massaguaty, composta por cinco amigos que amam a natureza, os esportes e uma bela aventura. Gustavo é graduado em relações internacionais pela Faap, pós-graduado em administração e marketing do esporte pela Espm e proprietário da Índice Marketing Esportivo, agência especializada em gestão e soluções de negócios do esporte. Como um dos idealizadores da expedição, ajudou a tornar uma simples expedição de caiaque em um produto de sucesso.

>>Horário: 17h às 17h50
>>“Minha vida após 7 mil quilômetros. Ainda dá tempo!”
O objetivo da palestra é inspirar e motivar as pessoas a retomarem ou aderirem a prática esportiva, não importando a idade que tenham. A palestra mostrará que mesmo com uma idade avançada, o ser-humano é capaz de grandes realizações e que nunca é tarde para começar a viver um grande sonho. Serão abordados sentimentos como superação, determinação, autoestima, amor próprio e também definição de metas, planejamento, organização e realização. Palestrante: Claudia Franco (idealizadora do Projeto Ciclofemini. É administradora de empresas, analista de sistemas e trabalhou durante 32 anos no segmento de tecnologia da informação. É atleta amadora de mountain bike).

>>Horário: 18h às 18h50
>>“O cenário da escalada feminina brasileira envolvendo superação, realização pessoal e profissional, maternidade, responsabilidade socioambiental, ações econômicas e manutenção das saúdes física e mental”
Reciclagem, foco, escolha, abdicação e aceitação são algumas palavras que ajudam Janine Cardoso, atleta campeã brasileira de escalada, jornalista, comunicadora, mãe e mulher a exercer suas paixões dentro do cenário da aventura, lidando com o estresse do dia a dia e seguindo um estilo de vida sustentável e em contato com a natureza, mesmo para alguém que vive na cidade de São Paulo. Palestrante: Janine Cardoso (Janine é heptacampeã brasileira de escalada. Pratica escalada esportiva há 18 anos e é apaixonada por montanhismo. Enquanto recebia o diploma de jornalismo em 1996, sonhava com o próximo desafio na escalada e na próxima aventura na montanha. Se tornou sete vezes campeã brasileira de escalada, foi a primeira brasileira a atingir uma semifinal em um mundial e é colaboradora de diversas mídias de esportes de aventura. Participou do programa Hipertensão, da Rede Globo. Além disso, atua na área de publicidade e edição da Revista Aventura & Ação).

>>Horário: 19h às 19h50
>>“Expedição solo de longas distâncias em áreas remotas”
Ângelo Corso tem um acervo de vídeos e fotos que utiliza em exposições e palestras em instituições de ensino que abordam temas como diversidade cultural, meio ambiente, planejamento, organização, gestão de risco, gestão de projetos, gestão de pessoas, mudança de planos, compromisso, motivação, estratégia social, comunicação, persistência, controle emocional, paciência, senso de oportunidade, incerteza, navegação em águas abrigadas (rios), criatividade, humildade, solidariedade, utilidade das coisas e equipamentos, qualidade de vida, condicionamento físico, alimentação saudável, equilíbrio corpo e mente, resistência física, superação de limites, função pedagógica da expedição e fomentando sonhos. Palestrante: Ângelo Corso (aventureiro, esteve na região amazônica por 11 meses. Esportista por natureza, largou o emprego tradicional para se dedicar apenas ao que gosta: esporte e natureza. Tornou-se a primeira pessoa a subir remando o Rio Amazonas, sozinho e contra a correnteza. Surfou a pororoca, pedalou na Transamazônica, remou nos rios Capim, Guamá, Tapajós, Trombetas e Cachoeri. Conviveu com índios, quilombolas, caboclos, ribeirinhos, pescadores e homens da floresta. Por 17 meses, percorreu mais de 10 mil quilômetros entre remadas e pedaladas do Rio de Janeiro até a Amazônia. Atualmente, está se reorganizando para subir o Rio Negro a remo e o Pico da Neblina a pé).

>>Horário: 20h às 20h50
>>“Escalada do Salto Angel”
O Salto Angel é a maior cachoeira do mundo, com 979 metros de altura. Em fevereiro de 2010, uma expedição brasileiro-venezuelana se tornou a primeira equipe da América a escalar a parede da cachoeira. Foram 17 dias, dos quais 13 vivendo no mundo vertical, carregando 600 quilos de equipamentos e mantimentos e vencendo um dos maiores desafios de escalada de grandes paredes da atualidade. Isto tudo no coração da Amazônia, num dos lugares mais bonitos do planeta. A apresentação contará com uma pequena explanação sobre a expedição e, em seguida, um vídeo de 40 minutos que mostra os detalhes de uma expedição deste porte. Palestrante: Edemilson Padilha (escalador há mais de 20 anos é proprietário da empresa Conquista, fabricante de equipamentos para montanhismo. Abriu mais de 150 vias de escalada. Fez a conquista da via Place of Happiness, na Pedra Riscada (MG), um dos maiores big walls brasileiros. Também fez a repetição da via Directa, no Salto Angel e a escalada dos Cerro Torre e Fitz Roy, na Patagônia argentina).

>>>Horário: 17h às 17h50
>>“Inteligência na adversidade”
Relato do planejamento para grandes desafios, como enfrentar os “nãos”, usar a inteligência em momentos extremos, transformando situações difíceis em momentos de oportunidades e de fortalecimento. Relato de estratégia para vencer cada etapa no processo de conquista de um objetivo. Trabalho em equipe, planejamento, superação e estratégia mental. Palestrante: Carlos Dias (ultramaratonista que finalizará o maior desafio de sua carreira durante a Adventure Fair: correr 18.250 quilômetros em 365 dias. É formado em administração de empresas, com pós-graduação em psicologia organizacional. Tem 38 anos e 18 no esporte. Foi o único sul-americano a fazer correndo os quatro desertos mais extremos do planeta, em um ano: Gobi (China), Saara (Egito), Antártica (Polo Sul) e Atacama (Chile). Correu 9 mil quilômetros, do Oiapoque ao Chuí, em 100 dias, entrando para o livro dos recordes brasileiro. Cruzou os Estados Unidos de leste a oeste, somando 5.130 quilômetros.)

>>Horário: 18h às 18h50
>>“Adrenalina: o medo a seu favor”
Todos os seres humanos têm medo. É um sentimento natural e instintivo. Mas, às vezes, ele acaba regendo nossas decisões e controlando nossas vidas. Na palestra, Celso Cavallini conta como conseguiu enfrentar seus piores temores e reagir com precisão sob o efeito da adrenalina. Em uma apresentação dinâmica e interativa, com exemplos em vídeos e fotos de situações reais, ele revela sua fórmula de coragem e ensina como encontrar o caminho para superar os medos e assumir de vez o controle de sua vida. Palestrante:Celso Cavallini (é um dos mais experientes repórteres de ação e apresentador de games da televisão brasileira. Durante mais de 10 anos de carreira, agrega aos seus programas valores como prática de esportes, saúde e superação. Trabalhou em emissoras como Sportv, Band, Rede Globo e agora integra o quadro de apresentadores da Record, no programa “Hoje em Dia”. Entre as proezas que já realizou estão: entrar em jaulas com leões e tigres, ficar de pé em cima de um avião sem paraquedas, fazer travessias de cavernas perigosas, atirar com tanques de guerra, andar em submarinos e mergulhar no lugares mais ermos do mundo).

>>Horário: 19h às 19h50
>>“Ecoturismo e aventura: as viagens da Família Muller”
Histórias sobre as viagens da família e as lições que aprenderam praticando o ecoturismo e a aventura em família. Darão também dicas de viagem e roteiros especiais nacionais e internacionais. Palestrante: Família Muller (viaja há mais de 12 anos pelo Brasil e mundo em busca de qualidade de vida, cultura e aventura. Além da diversão, tem o objetivo de fortalecer os laços familiares, comprometer as pessoas com a preservação da natureza e o respeito pela diversidade cultural. É autora de dois livros. É referência no segmento de viagens em família devido à credibilidade conquistada com seu trabalho desenvolvido por meio de suas reportagens na mídia, palestras e viagens vivenciais).

>>Horário: 20h às 20h50
>>“Challenging your dreams: desafiando seus sonhos”
O objetivo não é apenas compartilhar a experiência de viagens do casal, mas inspirar as pessoas a seguirem seus sonhos. De forma descontraída e com bastante emoção, fotos e vídeos, a palestra leva o público para uma jornada virtual, relatando as experiências na estrada e estimulamos a ideia de que tudo é possível. Palestrante: Grace Downey e Robert Ager (eles deixaram São Paulo para trás em 2002, partindo com um Land Rover mundo afora. Grace, brasileira, sempre gostou de esportes, viagens, aventuras e é membro ativo do movimento escoteiro desde sua infância. Robert, inglês, resolveu se mudar para o Brasil em 1995. Sua paixão por viajar e fotografar inspirou várias aventuras como mochileiro e, finalmente, a realização da volta ao mundo).

>>Horário: 12h às 12h50
>>“Vivo América do Sul”
A palestra é uma apresentação virtual por meio do site www.saproject.com.br, apresentando projetos e conteúdos de viagem realizados em todo o continente sul-americano, ideal para viajantes que querem conhecer e realizar o sonho de preparar, organizar e participar de uma viagem ou expedição ao redor de uma das regiões mais inóspitas do planeta. Tem dicas e informações gerais para se dar bem nesta empreitada. Serão sorteados brindes relacionados aos projetos realizados pela South American Project. Palestrante: Ricardo Caiado (nasceu em São Paulo e se formou em comunicação e marketing, com pós-graduação em fotografia. Idealizador da South American Project, organização que desenvolve projetos de viagens culturais, já percorreu mais de 100 mil quilômetros pelo continente sul-americano realizando diversos projetos, entre eles, a expedição Volta na América, uma viagem de 40 mil quilômetros pelos extremos da América do Sul a bordo de um veículo 4×4, resultando no livro Pé na Estrada: Guia de Viagem ao Redor da América do Sul e na exposição de fotos América do Sul em Imagens. Tem como sua maior paixão viajar e buscar novas informações e conhecimentos, sempre com uma dose de organização, determinação e amor).

>>Horário: 13h às 13h50
>>“Caiaque oceânico no Brasil e Expedição Salvador ao Recife”
A canoagem oceânica é um dos esportes que mais cresce no mundo, talvez por que atenda desde a família, que deseja fazer um passeio sossegado em um lago, até um experiente canoísta, numa expedição no mar aberto, por 20 dias. O Brasil tem um dos maiores potenciais pra canoagem do mundo, com mais de 8 mil quilômetros de costa e infindáveis quilômetros de rios exuberantes, com águas quentes, matas preservadas, sol e tudo o que um canoísta pode querer. Descubra um mundo novo, ao alcance de qualquer um. Palestrante:Christian Fuchs (formado em engenharia e técnico em turismo, atua na área de ecoturismo desde 1999, guiando e abrindo roteiros de aventura para diversas agências, educação ambiental e treinamentos empresariais ao ar livre. Adepto de expedições longas, já fez várias travessias de caiaque oceânico. É instrutor ACA (American Canoe Association) de canoagem oceânica nível open water. Tem agência de turismo especializada em viagens e cursos em caiaque oceânico. Idealizador da agência Aroeira Outdoor e da Eclipse Caiaques, empresa especializada em fabricar caiaques oceânicos para travessias e lazer).

>>Horário: 14h às 14h50
>>“Biketerapia: projeto biomas, uma cicloaventura pelo interior do Brasil”
Uma dolorosa separação, descontentamento profissional, depressão e uma necessidade de dar um novo rumo em minha vida. Com pouco dinheiro, uma bicicleta e movido por um forte desejo de conhecer o novo, assim surgiu o Projeto Biomas, de André Pasqualini. Foram 106 dias e quase 7 mil quilômetros pedalados pelo Pantanal, Floresta Amazônica, cerrado e mata atlântica, uma aventura pelo interior, tanto do Brasil como da própria alma, uma busca de um novo significado para a vida. Palestrante: André Pasqualini (apaixonado por bicicleta, cicloturista com diversas viagens no currículo, cicloativista que luta por cidades mais justas e humanas, atualmente diretor de relações públicas do Instituto Ciclobr, que criou o calendário “Ciclobr, como nus sentimos”, a rota Márcia Prado e o Desafio Intermodal São Paulo).

>>Horário: 15h às 15h50
>>“Preparação e motivação de iniciantes e praticantes de caminhadas e cicloturismo: uma nova oportunidade no mercado de turismo de aventura”
Atualmente existe uma quantidade significativa de pessoas que procuram por atividades em contato com a natureza, atividade física ou mesmo convívio social. Mas, este público está preparado para vivenciá-las? O que as empresas que trabalham neste setor oferecem aos iniciantes ou já praticantes? Esta palestra tem o objetivo de demonstrar uma nova oportunidade no mercado da aventura com benefícios para empresa e cliente. Palestrantes: Carla Rodrigues (bacharel em lazer e indústria do entretenimento, especialista em esportes e atividades de aventura e guia de turismo. Concluiu os cursos do programa Aventura Segura. Trabalhou no Sesc, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Expomus, Cia. Nacional de Ecoturismo, Pavilhão das Culturas Brasileiras e, atualmente, desenvolve o Projeto Lazernamata. Alexsandro Hideo Shoyama (licenciatura em educação física e formação prévia na área de exatas. Trabalhou no Sesc Ipiranga, no setor físico-esportivo e cultural. Realizou intercâmbio na Austrália e, atualmente, desenvolve o Lazernamata. José Carlos Pires de Camargo (bacharel e licenciado em educação física, especialista em administração esportiva e esportes e atividades de aventura. Concluiu os cursos do programa Aventura Segura pela Abeta. Atua no Sesc Ipiranga desde 1996 e em academias de ginástica. Atualmente desenvolve o Lazernamata).

>>Horário: 16h às 16h50
>>“De um sonho até o cume do Everest”
A trajetória de Ana Boscarioli, em 1999, a partir de um trekking ao campo base do Everest, quando sonhou em ser a primeira mulher brasileira a chegar ao cume da montanha. Como começou a se familiarizar com as técnicas de escalada em rocha e gelo. Fez várias expedições pela América do Sul, sempre pensando que, talvez um dia, o sonho se tornasse realidade. Palestrante: Ana Boscarioli (médica cirurgiã plástica, formada pela Unicamp. Foi a primeira mulher brasileira a chegar ao cume de uma montanha de 8 mil metros. Primeira brasileira a chegar no cume do Everest. Primeira brasileira a escalar o Cho Oyu (8.202 metros). Esteva na primeira expedição brasileira invernal ao Aconcágua. Dentre outros feitos).

>>Horário: 17h às 17h50
>>“Expedição Everest 2011: a decolagem mais alta do planeta e o brasileiro mais jovem no topo do mundo”
Em 2011, mais precisamente no mês de maio, Rodrigo Raineri liderou mais uma expedição ao Everest, agora com o objetivo decolar do cume da maior montanha do planeta. Seu parceiro e sócio Carlos Santalena o seguiu nesta empreitada, se tornando o brasileiro mais jovem a chegar ao topo do Everest, aos 24 anos. Carlos Canellas também fez parte da equipe que chegou ao cume. Na palestra Santalena e Rodrigo contam detalhes da escalada, com vídeos e imagens impressionantes. Palestrantes: Rodrigo Raineri e Carlos Santalena (Rodrigo é um dos alpinistas mais experientes e técnicos do Brasil. Escalador completo, possui vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha. Em 2011, foi o primeiro brasileiro a escalar duas vezes, com sucesso, a mesma face do Everest. Liderou 11 expedições ao Aconcágua, chegando ao cume seis vezes. Além de trabalhar desde 1994 com esportes de aventura e segurança do trabalho em altura, ele também ministra palestras em feiras e congressos relacionando suas expedições com o mundo coorporativo. Já Carlos Santalena é formado em educação física com especialização em hatha yoga. Santalena é hoje o brasileiro mais jovem a conquistar o Everest, além de ter liderado várias expedições ao Aconcágua e ter escalado outras montanhas. Trabalha como guia de expedições internacionais e é responsável pelo segmento esportivo da Grade6, empresa da qual é sócio junto com Rodrigo).

>>Horário: 18h às 18h50
>>“Marketing do atleta aventureiro: os desafios da conquista do espaço na mídia, apoios e patrocínios”
Roberta Borsari coloca em discussão a profissionalização dos atletas de aventura, trazendo temas como a busca de patrocínios, elaboração de projetos, leis de incentivo, potencial da internet e redes sociais como divulgação. Para reunir o material, a atleta contou com sua experiência profissional nos dois campos em que atua: esporte e comunicação, além de pesquisa feita com profissionais do mercado, como diretores de marketing, assessores de imprensa, editores de diversos veículos e aventureiros. Palestrante: Roberta Borsari (é atleta top-10 mundial de kayaksurfe, medalhista na copa do mundo do esporte e na 24th Annual Santa Cruz Paddle Fest, o maior evento de kayaksurfe da América. Foi a primeira mulher no mundo a surfar de caiaque a pororoca amazônica e as ondas das Ilhas de Galápagos. No Brasil, foi pioneira na canoagem de águas brancas e possui títulos em diversas modalidades a remo. Também atua como gerente de comunicação on-line do maior portal da América Latina e tem mais de 15 anos experiência no segmento de marketing, comunicação e publicidade).

Este texto foi escrito por: Da Redação

Last modified: agosto 5, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure