Mais de mil maratonistas participaram da prova (foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun)
A mais tradicional maratona brasileira, a Maratona de Porto Alegre, que esse ano completou sua 19ª edição, foi disputada neste domingo na cidade de Porto Alegre, RS.
O evento que conta com três provas simultâneas sendo: a Maratona (42.195 metros), a Rústica (10Km) e a Maratoninha (prova infantil de 3Km) teve cerca de 3.500 participantes.
Nesta edição o CORPA – Clube de Corredores de Porto Alegre teve algumas dificuldades em termos obtenção de patrocínios, fato que contribuiu, para a ausência dos principais nomes do cenário nacional da modalidade. O CORPA, no entanto, distribuiu cerca de dez mil reais em prêmio aos vencedores das categorias elite (masculino e feminino) e das faixas etárias.
Essa prova, conta com ótima organização e é prestigiada por inúmeros atletas brasileiros, vindos de vários Estados, com destaque para São Paulo que levou centenas de participantes esse ano para Porto Alegre.
A competição transcorreu numa manhã nublada com temperatura amena, que aliada ao percurso plano e bom abastecimento contribuiu para a melhora de marcas pessoais de grande parte dos participantes.
Esse ano a chegada foi tumultuada, uma vez que dois atletas que ocupavam o quinto e sexto lugares respectivamente, na altura do 32Km erraram o percurso e assim concluíram a prova antes que o vencedor.
Logo em seguida, chegam os primeiros colocados e, após algumas reclamações a organização da prova desclassifica os dois atletas sendo eles: Sergio Vicente (E.C Tavares) e Ivanildo Oliveira (SPFC) e declara Claudir Rodrigues (UCS) o vencedor da prova.
Os ponteiros passaram a marca dos 10Km em 32:00 e os 21Km em cerca de 1:08:00, mantendo-se em bloco até o 36Km, quando Rodrigues aperta o ritmo e assume a ponta para não mais perder e concluir com o tempo de 2:17:38.
Na disputa pelo segundo lugar ficou entre Everton Luduvice de Moraes (SPFC) e Adriano Bastos (Pão de Açúcar Club/BM&F/SCS/PowerBar), sendo que, Moraes levou a melhor, conquistando o segundo lugar com o tempo de 2:18:05.
Bastos, finalizou em terceiro, chegando 46 segundos após o vice-campeão na marca de 2:18:51.
No feminino a vitória ficou com Sandra Torrez Alvarez (FILA) com a marca de 2:44:04.
Na segunda colocação Rosa Jussara Barbosa com o tempo de 2:46:33, seguida de Euseli Assis Batista, em terceiro, com 2:51:30.
Cadeirantes:
O atleta Carlos de Oliveira (DADO BIER), após vencer, a apenas uma semana a Achilles Marathon, em Nova York, prova que é o maior expoente brasileiro da atualidade da modalidade Cadeirantes ao vencer a competição com o tempo de 1:57:07.
Em segundo lugar Altemir Luis de Oliveira (RCM) com a marca de 2:08:13.
Altemir foi seguido por João Antônio Gonçalves (ULBRA ABB) com 2:21:21 e por Gesimario Celestino (CORDF) com 2:26:06, terceiro e quarto, colocados respecticvamente.
Este texto foi escrito por: Harry Thomas Jr