Juca bala muito feliz na chegada em Dakar (foto: Ricardo Ribeiro)
O Rally Paris Dakar 2001 foi marcado por muitas emoções e algumas surpresas. O equilíbrio entre os pilotos e equipes prevaleceu durante todas as etapas. A maior surpresa (nem tanto, pois há alguns anos ela vinha se posicionando entre os primeiros) foi a vitória da alemã Jutta Kleinschmidt, na categoria Carros. Ela entrou para a história da maior prova de off-road do mundo por ser a primeira mulher a conquistar o título. Klever Kolberg abandonou a prova devido a quebra da tração dianteira de seu Mitsubishi Pajero Full quando liderava a categoria de carros com motores a diesel.
Os demais brasileiros em Carros, Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti, da equipe Troller, foram vice-campeões na categoria carros T3.2. Cacá Clauset e Jorge Nieckele ficaram com a quinta colocação na mesma categoria.
Motos – A disputa nas motos não teve nenhuma surpresa. O italiano Fabrizio Meoni confirmou o título e a consagração da equipe KTM. Seu principal adversário, o companheiro de time Jordi Arcarons, não foi bem nas duas últimas etapas, chegando sempre atrás de Meoni, que pode manter com tranqüilidade os pouco mais de 25 minutos de vantagem no tempo acumulado. O brasileiro Juca Bala foi o campeão na SuperProduction 2.2 e ficou em 23º na classificação geral.
Caminhões – A dupla tcheca Karel Loprais e Josef Kalina venceu com facilidade, abrindo 12 horas de vantagem sobre os segundos colocados. Karel e Josef foram os únicos campeões no geral que venceram a última etapa. O brasileiro André Azevedo, que já venceu o Paris-Dakar em 91 correndo de moto, esteve perto do título, mas teve de abandonar devido a problemas mecânicos no seu caminhão.
A 24ª edição do Dakar começa hoje e também promete grandes emoções. Fique por dentro de tudo que vai rolar no rali mais famoso do mundo, acompanhando a cobertura do Webventure.
Este texto foi escrito por: Samir Souza
Last modified: dezembro 28, 2001