Atletas devem ingerir água antes e durante a prova (foto: Divulgação)
Qualquer prova de corrida de aventura exige muito dos atletas, inclusive de sua preparação técnica e física. A alimentação antes, durante e depois da prova podem ser fundamentais para o bom desempenho na Haka Race, que acontece neste sábado, dia 23 de agosto, em Campos do Jordão (SP).
Experiente na modalidade, Rafael Campos, capitão da equipe Quasar-Lontra, conta que nos dias que antecedem a prova, é preciso controlar a alimentação. Dias antes, deve-se ingerir o máximo possível de carboidratos e água”, ensina Rafael.
A ingestão de água antes da prova é importante para manter o corpo sempre bem hidratado três dias antes da corrida. Rafael também ensina que é importante evitar certos alimentos e bebidas. “A dica é evitar gorduras em excesso e álcool. Quanto mais próximo da corrida, mais se deve consumir carboidratos. Outras dicas: comer regularmente. Não ficar mais que três horas sem ingerir nada. Na véspera, prestar mais atenção a estas dicas. E, na véspera, evitar refrigerantes. Não comera nada diferente do que se está acostumado”, conta o atleta.
Preparação para a corrida – No dia da Haka Race, sábado, os atletas devem beber pelo menos um gole de água a cada dez minutos. Isso pode variar de acordo com a temperatura no local da prova. O segredo é não deixar o organismo sentir sede. E verificar se está se urinando ao menos duas vezes ao dia. Já para alimentar-se, muito carboidrato”, disse Rafael, que ingere bisnagas de gel de hora em hora.
Para carregar na mochila, Rafael sempre leva pãezinhos com geléia, banana e bolo, que são fontes de carboidrato. Para repor os sais, ele carrega azeitonas ou castanhas. Em caso de dúvidas, Rafael recomenda que os atletas procurem um nutricionista.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 20, 2008