Atenção com os equipamentos e com a bike são imprescindíveis para a realização de uma prova de mountain bike, como a Haka MTB. Mas os cuidados, desde a compra, devem ser retomados após as provas. A prova acontece na cidade de São Roque (SP) no dia 4 de outubro.
Os competidores vão encarar terrenos irregulares, com subidas íngremes, downhills, pedras. O especialista em bikes, Sergio Lovece, da bicicletaria Ciclove, garante que checar alguns itens podem melhorar o desempenho na prova. “A checagem desses itens é fundamental para que os competidores minimizem o risco de ter algum problema durante o percurso”, disse Sergio, que montou a seguinte lista para checagem: blocante da roda dianteira e traseira, pressão dos pneus (50lbs, em média), pastilhas de freio e regulagem do câmbio.
Durante a prova, Lovece recomenda que o biker confie em seu equipamento e sempre carregue um kit de reparos em caso de emergência. “Lubrificar as correntes com o óleo Finish Line, de baixa viscosidade, é, sem dúvida, uma boa opção para quem participa de provas de longa distância”, aconselha o especialista para manter os mecanismos da bicicleta em ordem.
Após as competições é necessária a revisão da bike por conta dos desgastes de equipamentos importantes, como o freio, câmbio e desgaste de pastilhas. Com o tempo, a bicicleta também sofre com o desgaste natural. “A realização de revisões periódicas prolonga a vida útil das peças e dos componentes da bike”, concluiu Lovece.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 2, 2008