Webventure

Confira o desempenho dos brasileiros no terceiro dia da Vela nos Jogos Olímpicos


Bimba é esperança de medalha (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A cidade de Qingdao, sede da Vela nos Jogos Olímpicos 2008, viu quatro novas classes caírem na água nessa segunda-feira (11). Além da Finn, 49er e Yngling, atletas da RS:X e 470 – ambos masculino e feminino -, iniciaram suas regatas nos fracos ventos da cidade. Ao todo foram 15 provas de sete classes diferentes realizadas hoje.

Para os brasileiros, foi a estréia de Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas (RS:X) e Fernanda Oliveira/ Isabel Swan e Fabio Pillar/ Samuel Albrecht (470).

Um dos grandes favoritos na prova é Bimba, medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Mas na estréia em Qingdao, ele sofreu com os fracos ventos e a forte correnteza, ficando em 12º na primeira regata e em 7º na segunda, terminando o dia na 7ª colocação da classificação geral. As regatas da RS:X foram realizadas na raia 1, a mais perto do público, em um percurso trapezoidal de cinco pernas mais a chegada (barla, sota, barla, través, sota).

Também na RS:X, a jovem Patrícia Freitas, de apenas 18 anos, fez o 20º tempo na primeira regata e o 14º na segunda, finalizando o dia 17ª colocação, com 34 pontos. A chinesa Jian Yin venceu as duas regatas e segue na liderança.

Classe 470 – Com ventos de 10 nós, a classe 470 ficou na raia mais afastada do público e também realizou duas regatas. Fernanda e Isabel ficaram em 12º na primeira regata, após ocuparem a antepenúltima colocação e em 16º na segunda, após ocuparem o 8º. Com isso, a esperança de medalha brasileira terminou o primeiro dia na 16ª colocação na classificação geral, com 28 pontos perdidos.

No masculino, Fabio e Samuel estrearam bem nos Jogos Olímpicos, passando pela primeira bóia na 6ª colocação, mas terminaram a primeira regata em 9º. Os resultados deles na segunda regata ainda não foram divulgados pela organização.

A classe 49er realizou mais três regatas nessa segunda-feira, totalizando seis, de um total de 15, mais a Medal Race. André Fonseca, o Bochecha e Rodrigo Duarte, ficaram em 9º, 11º e 4º, respectivamente. Com isso, os brasileiros ocupam a 7ª colocação na classificação geral, com 36 pontos perdidos.

A Finn, de Eduardo Couto, completou seis regatas, de um total de 10. O brasileiro foi muito bem na primeira regata, liderou toda a prova, mas caiu para segundo a poucos metros da linha de chegada.

Mas na segunda regata aconteceram alguns problemas e Couto só conseguiu o 16º lugar. agora ele ocupa a 8ª colocação (já contando o descarte) com 47 pontos perdidos.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure