Webventure

Confira os resultados finais da copa do mundo de boulder e velocidade, após última etapa em Moscou


Rússia vence circuito masculino 2008 (foto: )

A etapa final da Copa do Mundo de Velocidade e Boulder aconteceu dos dias 31 de outubro a 2 de novembro, na cidade de Moscou, Rússia, em conjunto com as Paraolimpíadas de escalada.

A Rússia ficou com a medalha de ouro na etapa, com a vitória de Evgeny Vaytsekhovksy. O venezuelano Manuel Escobar ficou com a prata, seguido do russo Valeriy Vorobyev em 3º.

No feminino, a ucraniana Olena Ryepko venceu a etapa, seguida de Edyta Ropek (POL) em 2º e Lucelia Blanco (VEN) em 3º.

Com esses resultados, Evgeny Vaytsekhovsky (RUS) consagrou-se campeão de 2008 em velocidade, seguido de seu compatriota Sergey Sinitsyn (RUS) e Zhong Qixin (CHN) em 3º.

Edyta Ropek (POL) é a campeã do ano na somatória das etapas, na frente das duas ucranianas, Olena Olena Ryepko em 2º e Svitlana Tuzhylina, em 3º.

Em boulder, a Rússia também levou a melhor na etapa, com a vitória de Rustam Gelmanov (RUS), que fez top em 4 dos 5 boulders, ficando na frente do austríaco Kilian Fischhuber, campeão de 2008 na somatória dos pontos. Em 3º lugar na etapa, ficou o novato Stanislav Kleshnov (UKR).

No geral de 2008, o austríaco David Lama ficou com a medalha de prata, não podendo comparecer a esta última etapa devido a uma enfermidade. A medalha de bronze de 2008 ficou com o russo Dmitry Sharafutdinov.

No feminino, a vitória da etapa foi da austríaca Katharina Saurwein, que fez os 4 boulders da final em flash, seguida das eslovenas Natalija Gros e Katja Vidmar.

Na somatória de pontos, a campeã do mundo de 2008 é Anna Stohr (AUT). Após a etapa russa, a japoneda Akiyo Noguchi ficou com a prata, seguida da russa Yulia Abramchuk em 3º.

Mais de 100 atletas representando 19 países competiram em boulder e velocidade nesta etapa, organizada pela Confederação russa (CFR).

No domingo, dia 2, aconteceram as Paraolimpíadas, organizada pela CFR em conjunto com o IFSC, recebendo 20 atletas de 4 países, com deficiências físicas.

Este texto foi escrito por: Janine Cardoso