Passeio de bike na Estrada Parque Pantanal (foto: Divulgação)
O feriado prolongado da Semana Santa está perto (2, 3 e 4 de abril) e o Webventure selecionou alguns destinos para aproveitar os dias de folga e descansar. Cidades religiosas espalhadas pelo Brasil são as mais procuradas pelos romeiros e muitas regiões do interior do Estado são opções para quem quer curtir o descanso. Confira alguns locais que unem a religião, a tranqüilidade e um pouco de aventura:
Corumbá (MS) – A cidade de Corumbá tem uma grande importância na região e é chamada de Capital do Pantanal, por ter 70% do seu território na região. Entre as atrações da cidade estão a Via Crucis e o Cristo Rei do Pantanal, construídos no Morro São Felipe. Para os aventureiros, a Estrada Parque Pantanal é ideal para quem gosta de pedalar, cavalgar ou encarar trechos da estrada com veículo 4×4. Conheça mais sobre a cidade.
Ouro Preto (MG) – Localizada na Serra do Espinhaço, a cidade de Ouro Preto é uma parada obrigatória em Minas Gerais para os religiosos. Tombada pela UNESCO em 1983 como Patrimônio Histórico da Humanidade. Entre as capelas e imponentes igrejas, há espaço para o ecoturismo e esporte de aventura. Ouro Preto é o início da Estrada Real, um dos passeios mais procurados pelos visitantes. Saiba mais sobre a cidade mineira.
São Luis do Paraitinga (SP) – A cidade, que foi devastada pelas chuvas no início do ano, começa a ser reconstruída. Entre as perdas da cidade, a Igreja Matriz, localizada no centro histórico. São Luis do Paraitinga se destaca pela localização (entre Taubaté e Ubatuba) e também pela variedade da fauna e flora. Uma das atrações mais procuradas na região, que já recebeu provas de mountain bike e corrida de aventura, é o rafting no Rio Paraibuna. Clique aqui e veja mais sobre São Luis.
Serra Negra (SP) – No interior paulista, Serra Negra conta com uma homenagem ao Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, com uma réplica está no alto da cidade. O turismo é uma das fontes de renda mais importantes da cidade. Para quem gosta de trekking, uma dica é realizar a travessia de Serra Negra em apenas um dia pelo Parque Dr. Jovino Silveira; cachoeiras, como a Cachoeira dos Sonhos e os banhos medicinais são as dicas para quem quer curtir a tranqüilidade. Veja mais informações sobre Serra Negra.
Domingos Martins (ES) – Localizada na região serrana do Espírito Santo, a cidade de Domingos Martins é ideal para quem busca descanso nos três dias de feriado da Páscoa. O clima calmo e as opções de ecoturismo e turismo de aventura da região se misturam. O Parque Estadual da Pedra Azul, com trilhas e cachoeiras; e o rafting no Rio Jucu são alternativas para quem quer se aventurar. Clique e confira mais sobre a cidade.
Salvador (BA) – Com milhares de turistas por ano, a capital da Bahia pode ser considerada o berço do Carnaval e também a mistura das religiões brasileiras. Marcada por construções do período colonial, a cidade conta com igrejas muito conhecidas mundialmente, como a de Nosso Senhor do Bomfim e a Catedral de Salvador. E pontos turísticos também não faltam na capital baiana, nos quais as praias chamam atenção de quem procura a região. Conheça mais sobre a capital baiana e suas belezas.
Tibagi (PR) – Para quem quer curtir a fauna e a flora de uma região, a cidade de Tibagi, no Parná, oferece várias opções, desde trekkings na serra, mergulhos em cachoeiras e passeios no Parque Estadual do Guatelá. O Salto de Santa Rosa é ideal para quem busca descanso em um camping ou até mesmo a prática do rapel. A queda dágua fica em uma propriedade particular e é preciso pagar uma taxa para visitação. Clique e veja mais atrações de Tibagi.
Santo Amaro da Imperatriz (SC) – Conhecida por suas águas termais, Santo Amaro da Imperatriz fica a 30 quilômetros de Florianópolis e tem como principal atividade de aventura o rafting no Rio Tiju e no Rio Cubatão do Sul. Veja mais sobre a cidade catarinense.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: março 30, 2010