Tripulação do illbruck festeja o recorde na chegada a La Rochelle. (foto: Rick Tomlinson)
O World Sailing Speed Record Council (WSSRC) confirmou hoje (17/05) o recorde mundial de maior distância navegada em 24 horas por um mono casco. O feito foi alcançado pelo illbruck Challenge durante a sétima perna da Volvo Ocean Race (ex-Whitbread), quando seus tripulantes percorreram 485 milhas náuticas entre 29 e 30 abril.
A tripulação receberá certificados do WSSRC confirmando o feito. O WSSRC é um conselho cujo os membros pertencem à Federação Internacional de Vela (ISAF).
A medição do recorde foi feita entre duas posições marcadas no GPS num
período de 24 horas. O recorde mundial anterior para mono-cascos
pertencia a Bernard Stamm, que havia velejado 467,70 milhas náuticas com o Open 60 Armor Lux. O illbruck também bateu o recorde da categoria Volvo Ocean 60 (V.O. 60), que pertencia ao Team SEB.
“É assustador” – Na chegada a La Rochelle (FRA), após a sétima etapa, o capitão John Kostecki estava incrédulo ainda. “Isso é assustador, quebrar um recorde com tanta folga. Cada um na minha equipe fez um grande trabalho. Nós preparamos o barco corretamente, não tivemos problemas sérios durante as 24 horas em que batemos o recorde. O barco ia rápido e a tripulação trabalhando duro e fazendo as trocas certas de vela. Nós nos colocamos na Corrente do Golfo, o tempo estava perfeito e tudo saiu bem.”
A perna 8 da Volvo Ocean Race vai partir de La Rochelle às 17h do
horário local no próximo dia 25. A flotilha deverá chegar em Gotemburgo em 31 de maio, depois de percorrer 1.075 milhas náuticas. A Volvo já passou pelo Brasil em março: o Rio de Janeiro foi a única cidade sul-americana a receber uma etapa da maior regata do mundo.
Este texto foi escrito por: Webventure