Webventure

Congonhas reúne os melhores pilotos de donwhill da América Latina


Atleta larga para a primeira tomada de tempo classificatória (foto: Marilin Novak/ www.webventure.com.br)

Direto de Congonhas do Campo (MG) – A histórica cidade mineira de Congonhas reúne hoje os melhores pilotos de downhill do Brasil e da América Latina. Os 20 atletas convidados para o RedBull Desafio dos Profetas participaram ontem do briefing com a organização da prova. Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro explicaram como funcionariam as tomadas de tempo eliminatórias para o desafio final, que larga hoje. Também falaram de algumas mudanças no cronograma do evento.

Como a competição será transmitida ao vivo pelo canal de televisão a cabo Sportv, a organização alterou algumas regras para se adequar à transmissão. A primeira mudança é em relação ao horário de início do evento no sábado, que foi antecipado das 19h para às 18h30. A segunda mudança é em relação à última tomada de tempo, que passa para o sábado.

Continuam sendo quatro tomadas eliminatórias. Serão classificados os 16 melhores competidores, de acordo com o tempo mais rápido de cada uma das quatro descidas que cada atleta tem direito. A diferença em relação à regra inicial é que a quarta tomada de tempo foi transferida para o sábado, antes da largada oficial. As outras três tomadas continuam a ser realizadas na sexta à tarde (5/8), a partir das 18h30.

Quem serão os profetas? – A cidade de referência na obra de Aleijadinho, mestre artesão do século XVIII, na arte barroca. Com a última tomada no sábado, os atletas e o público só saberão quem serão os 16 selecionados para o Desafio dos Profetas minutos antes da largada. Quatro competidores ficarão de fora, como atletas reservas, e poderão entrar caso algum dos 16 escolhidos se machuque durante as quartas de final.

Serão premiados os oito melhores atletas do desafio, totalizando 13 mil reais em dinheiro. Além disso, os três primeiros colocados também sobem ao podium e ganham troféus. O atleta que conseguir o melhor tempo nas descidas classificatórias recebe um prêmio extra de 1 mil reais. E o campeão do Desafio dos Profetas participará, como convidado, da Copa Contrapedal, que acontece em fevereiro de 2006 na cidade de Valparaiso (Chile).

Este texto foi escrito por: Marilin Novak