Com o objetivo de agregar valor ao patrimônio natural do planeta e estabelecer um programa de ações para sua conservação, a cidade de Barcelona abrigará dos dias 5 a 14 de outubro, o Congresso Mundial da Natureza, organizado pela UICN (União Internacional para conservação da natureza).
Durante os 10 dias do congresso realizado no Centro Internacional de Convenções de Barcelona, ocorrerão mais de 700 eventos e debates sobre 3 tópicos principais: Um novo clima em mudança, Meio ambiente são, gente sã e A manutenção da diversidade da vida.
O congresso contará com mais de 8 mil participantes, provenientes do governo, de Ong´s, setores privados, órgãos das Nações Unidas, organizações sociais e círculos científicos, todos buscando encontrar soluções aos desafios que o planeta enfrenta.
Em 1992, a cidade do Rio de Janeiro sediou a Conferência das Nações Unidas em pró do meio ambiente e seu desenvolvimento. O evento teve a participação de 157 países de todo mundo comprometidos em controlar a considerável redução da diversidade biológica causada por determinadas atividade humanas, aplicando medidas necessárias para proteção do ecossistema e habitats naturais. Uma década depois, a cidade de Johannesburgo sediou um novo encontro.
Desde 1948, ano de sua criação, a UICN trabalha para promover o uso controlado e sustentável dos recursos naturais em benefícios dos seres humanos. Trata-se de um organismo internacional com caráter descentralizado, com uma rede de escritórios regionais e nacionais localizados em diversos países do mundo.
Este texto foi escrito por: Janine Cardoso