Foto: Pixabay

Conheça a história do rali cearense

Redação Webventure/ Offroad

Direto de Fortaleza (CE) – O responsável pelo início do rali no ceará chama-se Vitor Gurgel, de 54 anos. O cearense é praticante do esporte desde 1989, na Bahia e em Recife. Ao lado de Julio Martins, Gurgel trouxe o esporte para as praias do Ceará.

“Já começamos com uma inovação, que foi fazer ralis de regularidade com buggy, aproveitando as areias cearenses”, disse o pioneiro. Há 15 anos o rali começou no ceará. “Até então era praticamente desconhecido por aqui. A idéia de trazer o esporte para Fortaleza foi de Julio Martins”, lembrou Gurgel.

“Sinto uma satisfação muito grande ao ver equipes cearenses de ponta. Quando trouxemos era uma brincadeira, e sem a intenção de formar profissionais. Era um esporte amador, disputado em buggys”, comentou o cearense.

Nova era – Após 15 anos da chegada do rali de regularidade no Ceará, Fernando Holanda, ex-navegador de Riamburgo Ximenes do Brasileiro de Cross-country, iniciou no ano passado a implementação de uma prova de velocidade, nos moldes dos ralis disputados no Sudeste brasileiro, o Veloceará.

“Era um sonho nosso fazer com que os cearenses fiquem tão bom em velocidade como são em regularidade. Estava faltando uma prova assim aqui. Fizemos uma corrida piloto em dezembro do ano passado e agora queremos fazer duas etapas. Para próximo ano serão quatro”, explicou Holanda.

O navegador passou agora para o lado da organização de prova. “É bem parecido com a competição. Começamos a curtir com o levantamento do percurso, com as pessoas que conhecemos pelo estado, da vivência com a comunidade onde a prova vai acontecer. Depois de tudo pronto aceleramos em um carro de competição para ver como está, é bem divertido”, concluiu.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: setembro 25, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure