Ao norte do país escandinavo, próximo ao Círculo Polar Ártico, existe um lugar que certamente já fez parte do imaginário de todos nós quando crianças: a casa do Papai Noel. Além de abrigar a própria vila do Noel, a área também leva fama internacional pelas belezas naturais em meio as gélidas paisagens.
Lapônia é uma das 19 regiões da República da Finlândia e possui pouco mais de 180 mil habitantes. O lugar de clima frio faz fronteira com a Suécia a oeste, a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul, através do Golfo da Finlândia.
A Lapônia foi cenário ideal para um grupo de empresários que decidiu, há cerca de 60 anos atrás, explorar a potencial turístico que o seu cidadão mais ilustre poderia gerar. Assim construíram a Vila Noel, que é capaz de transmitir todo o espírito natalino em sua essência. São diversas construções temáticas, pinheiros e personagens rodando suas vielas.
Prepare-se para o frio!
Quem vai conhecer a terra do Bom Velhinho, certamente sabe que vai encontrar muita neve pela frente. A cidade de Rovaniemi, onde se localiza a vila, conta com apenas três horas de sol, ele nasce às 11h30 e se põe perto das 14h30. Significa que grande parte do dia é sob escuridão e com temperaturas que podem chegar aos 50 graus negativos.
Na hora de planejar a mala para o Polo Norte é essencial que não deixe nenhum item para o frio de lado. Luvas, cachecol, gorro, casacos e botas são muito importantes para quem vai até lá.
Passeios
No Santa Claus Park, você é recebido por um elfo dentro de uma caverna, onde está o mundo magico de Noel. Lá existe uma escola de elfos, a oficina de Papais Noéis e um passeis de trenzinho. Já no Santa Claus Village,complexo onde se localiza o escritório do Papai Noel, os visitantes o conhecem o trabalho do bom velhinho. Além disso, o lugar conta com diversas lojas e cafés temáticos.
Onde ficar
Apesar de ser literalmente no fim do mundo, a Lapônia conta uma ótima infraestrutura, aeroporto, hotéis, farmácias, lojas e até um shopping. Na cidade de Rovaniemi, a dica é conhecer o Arctic SnowHotel, com suas paredes, teto e até camas feitas de gelo. Na cidade vizinha, Saariselka, o hotel perfeito para se hospedar é o Kakslauttanen, que possui diversas cabanas de madeira e iglus de neve. Os tetos do lugar são de vidro térmico, que mantém o calor interno e permite uma vista única para o belíssimo céu finlandês, além do fenômeno da aurora boreal, que é frequente nas épocas mais frias do ano.
Culinária local
Assim como a excentricidade do local, sua comida também é bem diferente do que estamos habituados no Brasil, já que por lá é impossível que o gado sobreviva em condições climáticas extremas. Sendo assim, os habitantes consomem diversos tipos de peixe e em primeiro lugar está o salmão, mas o que mais surpreende é a carne de rena, presente nos pratos tradicionais do país. Outro costume é consumir muitas frutas e legumes.
Last modified: dezembro 21, 2017