Webventure

Conheça a típica culinária do Amapá


Peixes são servidos de diversas formas (foto: Bruna Didario/ www.webventure.com.br)

A biodiversidade do Norte do país está presente na gastronomia do Amapá. A variedade é uma das marcas registradas dos restaurantes e bares do Estado, que tem o toque especial da comida caseira. A capital, Macapá, concentra grande parte dos estabelecimentos nas proximidades da orla do Rio Amazonas, na Avenida Beira Rio.

Com a proximidade e a vasta hidrografia, o prato principal da região são os peixes e as formas que são servidos. Os mais procurados nos restaurantes são os tucunarés, filhotes, pirarucus e também camarão; molhos e acompanhamentos também são feitos a base de peixes. Dois estabelecimentos que o Webventure visitou e deixa como dica são o Restaurante Flora, nas margens do igarapé da Fortaleza, e o Estaleiro Restaurante.

Petiscos, como as famosas coxinhas, podem ser encontrados no restaurante Divina Arte. Feitos pela Dona Socorro, os clientes sempre aparecem com novas idéias que acabam entrando para o cardápio, como por exemplo, a coxinha de caranguejo.

Frutas e comercialização – Três frutas se destacam como típicas do Amapá: o caju, a manga e o açaí. Diferente da região Sudeste, onde o açaí é comercializado gelado, com vários tipos de acompanhamento; no norte ele é mais líquido, não possui açúcar e conta com a tapioca para incrementar o sabor.

Ao amanhecer, as frutas chegam pelo Rio Amazonas e são comercializadas nas margens, na Rua Beira Rio. De lá, os feirantes levam todos os produtos para as feiras de rua e também para a Feira Livre do Pacoval, também conhecida como Feira do Agricultor, que acontece somente de terças e quintas-feiras.

* A reportagem do Webventure viajou a convite do Sebrae – Amapá.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario