Com 34 mil quilômetros de extensão, o Jalapão é uma dos cenários mais incríveis do Brasil. O parque no estado de Tocantins foi criado em 2001, mas ainda é pouco conhecido devido a dificuldade de acesso. O lugar é acessível por estrada porém o terreno oferece diversos obstáculos, por isso recomenda-se ir com quem conheça a região, ou contratar uma agência que realiza o passeio. Conheça algumas das belçezas que atraem os turistas:
Mirante da Serra do Espírito Santo
O lugar é um dos cartões postais do Jalapão, a a Serra do Espírito Santo é a responsável pelas dunas de arenito que se formam aos seus pés – o processo de erosão garante os montes coloridos. Um mirante na direção do cume apresenta belíssima vista que remete à Chapada Diamantina. Para subir até lá, o preparo físico deve estar em dia – são 500 metros de subida íngreme. Vá de manhã cedinho ou no fim do dia, quando o sol não está quente.
Fervedouro do Ceiça
Em meio à vegetação fechada e repleta de bananeiras, fica o mais famoso poço de águas transparentes – na verdade, a nascente de um rio subterrâneo. O fenômeno da ressurgência (a água brota no solo de areia finíssima, com grande pressão) impede que as pessoas afundem. Apenas seis pessoas podem entrar de cada vez, permanecendo 20 minutos. Há vários fervedouros no Jalapão, sendo o do Ceiça, em Mateiros, o mais encantador.
Gosta de triathlon? Confira essa seleção de eventos!
Cachoeira da Velha
A maior cachoeira do Jalapão tem 20 metros de queda e cem metros de largura, formando dois semicírculos. Por ali, o banho é impossível, exatamente por sua grandiosidade. Para admirá-la, há passarelas que servem de mirantes. Bem próximo da cachoeira fica a prainha, com águas calmas e areias finas.
Pedra Furada
Um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos reina solitário na paisagem. Os três buracos feitos na rocha e sua beleza cênica dão um toque mítico ao atrativo. Do topo da Pedra Furada é que se avista o Morro Solto, um paredão rochoso, arredondado, perdido no meio do nada. É hora de esquecer o tempo e contemplar uma paisagem surpreendente.
Last modified: novembro 29, 2017