Webventure

Conheça as cidades russas que receberão a Copa do Mundo 2018

Em 2018 a Rússia receberá a Copa, maior evento de futebol do mundo. Serão 11 cidades sedes e 12 diferentes estádios. O país que ocupa cerca de 9% do território terrestre já recebe milhares de visitantes anualmente e atrairá ainda mais turistas agora; pensando nisso, o Webventure reuniu algumas informações para quem vai acompanhar a Copa de pertinho ou quer entender melhor a geografia do evento, confira:

Infográfico: César Agostinho/Webventure

 

Moscou: a capital russa abriga dois estádios que receberão jogos na Copa, o principal deles é o estádio Luzhniki, maior de todos do torneio, com capacidade para 81 mil pessoas. O local será palco do jogo de abertura, uma semifinal, uma oitava de final e mais três jogos da fase de grupos. Como opção de passeio aos visitantes, Moscou tem alguns pontos turísticos bem famosos como: a Praça Vermelha,o Kremlin e a Catedral de São Basílio.

Kazan: região onde há o maior número de muçulmanos na Rússia. Seu Kremlin, espécie de fortaleza, é a principal atração para turistas. O local também abriga  a Catedral da Anunciação e a Mesquita Kul Sharif, símbolo da convivência pacífica entre as duas religiões no local atualmente.

Sochi: a cidade, que fica no litoral do país, já foi palco dos Jogos de Inverno de 2014, uma das principais atrações é o resort para a prática de esqui. Além disso, é possível aproveitar as praias da região durante o verão – já que a Rússia é um dos países com temperaturas mais baixas.

Foto: Sochi/Fotolia

Kaliningrado: a cidade faz fronteira com a Lituânia. Trata-se de um faixa de terra entre a Mar Báltico e o Lago da Curlândia, que tem com ecossistema preservado e é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. A região tem uma grande importância histórica por ter sido arrasada pelos bombardeios britânicos e invadida em 1945 pelo Exército Vermelhodurante a II Guerra Mundial.

Samara: a menos turística entre as outras cidades da lista, Samara tem como atrativo um templo dedicado a São Jorge, com arquitetura característica do Leste Europeu, e um dos bunkers secretos de Josef Stalin.

São Petersburgo: cidade que recebeu a final da Copa das Confederações, São Petersburgo é uma das mais visitadas do país. A grande atração fica por conta do acervo de peças históricas do museu Hermitage.

Foto: Fotolia

Níjni Novgorod: o principal ponto turístico também é seu Kremlin, fortaleza que começou a ser construída em 1374 e hoje é um dos locais mais visitados na pequena cidade. Chamada de “Górki”, em homenagem ao grande escritor russo, a cidade era “fechada” durante boa parte da existência da União Soviética, devido a estudos sobre armas nucleares.

Volgogrado: a cidade é tida como um dos pontos mais importantes da II Guerra Mundial, onde a expansão nazista teria sido contida, por isso, os monumentos no alto do Monte Mamaev, que formam um memorial sobre o duelo, são tão visitados. Também há um museu sobre a batalha de Stalingrado na cidade.

Rostov-on-Don: um dos pontos que mais chama a atenção é a rua que leva o nome do poeta Alexander Pushkin e tem uma estátua em sua homenagem, um dos maiores nomes da história da literatura russa. É importante lembrar que Rostóv Veliki e Rostóv Grande são cidades distintas, apesar dos nomes parecidos.

Foto: Fotolia

Saransk: uma das principais atrações de Saransk é a contemporânea catedral ortodoxa em homenagem a Fyodor Ushakov, um comandante da marinha russa que foi canonizado pela igreja . A obra foi finalizada em 2006, mas possui as características da arquitetura da época do império russo, o que atrai muitos turistas ao local.

Iecaterimburgo: entre os principais pontos turísticos estão o segundo edifício mais alto do país fora de Moscou, e o Ganina Yama, um monastério construído em homenagem aos membros da família Romanov, do czar Nicolau II, assassinados no começo do século passado, e a divisa “oficial” entre Europa e Ásia.

A Copa do Mundo da Rússia será a vigésima edição do evento esportivo e ocorrerá entre os dias 14 de junho e 15 de julho, será a décima primeira edição no continente europeu e a primeira no Leste da Europa. O país foi escolhido devido ao aumento do interesse da população russa por futebol, motivado pelos investimentos financeiros no esporte que vêm ocorrendo por lá nos últimos anos. A Rússia foi a escolhida dentre outros países candidatos como Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha.