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Conheça as grandes equipes do Sertões 2002

Redação Webventure/ Offroad

Tiago Fantozzi é um dos destaques na categoria Motos. (foto: Divulgação.)
Tiago Fantozzi é um dos destaques na categoria Motos. (foto: Divulgação.)

As equipes de motos e carros ainda estão fazendo os últimos ajustes para a largada do décimo Rally Internacional dos Sertões. A cada ano, as equipes se aprimoram e prestam um serviço cada vez melhor para pilotos, navegadores e veículos.

Cerca de 30 equipes de motos, 40 de carros e 4 equipes de caminhão formam a caravana do rali. Várias empresas famosas contribuem, desde montadoras de carros e fabricantes de peças até escolas de idiomas e confecções.

“O Rally dos Sertões acabou virando uma grande vitrine para que essas empresas possam divulgar suas marcas. Ao mesmo tempo é um laboratório de testes para os produtos e equipamentos”, afirma Marco Ermírio de Moraes, diretor geral da Dunas Race.

Todos os anos, as equipes trazem novidades, como a mudança de pilotos, de carros e investimentos em novas tecnologias. Saiba o que elas trazem para esta edição nos links abaixo.

Chevrolet Rally Team
Equipe bicampeã do Rally dos Sertões, com Édio Füchter, piloto vencedor das últimas duas edições da prova e Milton Pereira, navegador campeão do ano passado, a novidade da equipe é o terceiro carro e a contratação de ninguém menos do que Riamburgo Ximenes, campeão da prova em 1999. Riamburgo continua com o mesmo navegador do ano passado, Marcos Rogério Almeida.

A terceira dupla do Chevrolet Rally Team é formada por Gerald John Macdonald e Arthur John Chirinian. Gerald é americano e participou da criação da nova S-10 que vai para o rali. Este terceiro carro vai funcionar como “vassoura”, ou seja, vai correr para dar suporte aos dois outros carros da equipe.

A estrutura para o Rally dos Sertões tem 34 pessoas, mais dois caminhões, um ônibus e quatro carros de apoio. O chefe da equipe é Luís Hass.

Petrobras Lubrax
Única equipe com competidores nas categorias carro, caminhão e moto, a Petrobras Lubrax começou o ano com muitas novidades como a volta de Jean Azevedo, a saída de Juca Bala e a troca de carro e de caminhão.

Klever Kolberg e Lourival Roldan estão competindo com uma picape L200 Evolution Diesel que, para Klever, é mais fácil de ser pilotado, se comparado com a Pajero, pois é um carro projetado para corridas. A L200 foi preparada pela Mitsubishi Racing, que também fornecerá o apoio durante a prova.

Mitsubishi Racing Team
Oficialmente em competições de rali desde 2000, o Mitsubishi Racing Team já desenvolveu um carro, a L200 Evolution, aqui no Brasil especialmente para as provas de cross country. Segundo Wilson Fittipaldi, diretor de competição da Mitsubishi, os carros ainda estão em desenvolvimento e cada prova é um campo de testes.

Além dos investimentos em competições, a montadora também está incentivando a prática do esporte, pois nesta edição do Rally dos Sertões serão oferecidos cinco prêmios em dinheiro para os cinco primeiros colocados que estiverem com a picape nacional da marca.

Duas duplas de competidores fazem parte da equipe e correm com a L200 Evolution a gasolina. O piloto Ulysses Bertholdo e o navegador Alberto Zoffman, que também correram juntos no Rally de Velocidade; e Guilherme Spinelli e Andrey Valério, juntos desde o fim do ano passado e já campeões do Baja das Neves, disputado no final de junho.

Dezoito mecânicos, 4 picapes de apoio, um carro de imprensa, três caminhões, mais um ônibus leito, cozinheiros, motoristas, engenheiros, preparadores de motores, coordenador e diretor de competição, esta é a infra-estrutura do Mitsubishi Racing Team.

Troller
Com três duplas oficiais, a equipe Troller fez neste ano seu maior investimento em competições off road. Os irmãos Renê Melo e Marcus Melo agora fazem parte da equipe de fábrica, ao lado de Reinaldo Varela e Edgar Fabre; Beto Macedo e Carlos Martinatti.

O chefe de equipe também é novo na Troller. Fábio Greco saiu das pistas para o off road e está animado com os novos desafios. Para ele, o dia mais difícil será o da etapa maratona, ou seja, quando a equipe de apoio não poderá encostar nos veículos, ficando a cargo dos competidores os reparos necessários.

A infra-estrutura da equipe para o Rally dos Sertões conta com nove veículos e 34 pessoas, entre técnicos e mecânicos. A Troller também levará um caminhão com peças de reposição que serão vendidas com desconto médio de 29% para os outros competidores que têm o carro da marca brasileira.

Brasil Off Road/OGZ
A designer gráfica Helena Deyama e seu navegador Rogério dos Reis, estreante no Rally dos Sertões, é a única dupla da equipe Brasil Off Road. Inicialmente, a equipe contava com quatro veículos, mas três carros não ficaram prontos a tempo para a competição.

Helena também teve problemas com a preparação de sua L200, devido ao acidente que sofreu no rali Terra Brasil, quando seu carro ficou praticamente destruído. A piloto só conseguiu montá-lo novamente porque contou com apoio da Mitsubishi.

Uma picape com um mecânico fará o apoio para a dupla de competidores.

Corisco Rally Team
A estratégia da Corisco para o Rally dos Sertões 2002 é a mesma do ano passado: chegar até Fortaleza. Em 2001 os cinco carros da equipe chegaram juntos no final da prova.

Desta vez, apenas três duplas vão percorrer os sertões do Brasil. Ricardo Brogim e Deco Muniz; Dejaldo Christófalo e José Antônio Spacassassi; Sérgio Ajzen e Fábio Peralli, todos a bordo de jipes Troller.

Completam a equipe sete mecânicos, três carros de apoio, mais um caminhão totalmente adaptado, uma parte é a oficina e a outra um verdadeiro dormitório, com seis beliches e banheiro.

No rali do ano passado, a Corisco participou de uma ação social, na qual foram doados milhares de kits com material escolar para as comunidades carentes ao longo do caminho. Neste ano, eles não conseguiram um caminhão para transportar os nove mil kits de higiene bucal doados pela Colgate, mas a equipe Fapinha/Citizen, que tinha um projeto semelhante, se propôs a levar os kits e doá-los para a população.

King Off Road
Também preocupada com a ação social, a King Off Road fará o mesmo tipo de doação que a Corisco fez em 2001, a campanha “Livro na estrada e pé na tábua”. Um caminhão com 10 mil kits educacionais contendo lápis, borracha, canetinhas, folha sulfite, revistas para colorir e a revista 4×4&Cia, fará a distribuição pelas comunidades carentes.

Outra novidade para o Sertões, que já foi feita no Baja da Neves, é a doação de livros para a biblioteca de escolas públicas locais. Com a ajuda dos alunos do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a equipe conseguiu vários títulos e o interessante é que cada livro doado trás uma dedicatória da criança que doou para a criança que vai recebê-lo.

A equipe King Off Road é composta por duas duplas: Marco Carraresi e Marcelo Carraresi; Nicolai Uzzun e Daniel Simon.

Palmeirinha Off-Road
A história da equipe começou em 1999, no Mitsubishi Motorsport. O advogado Paulo Nobre decidiu colocar sua Pajero na terra e gostou da competição. Desde então, participou junto com navegador Claúdio Vallone do campeonato monomarca em 2000.

No ano passado o piloto resolveu levar o esporte a sério e participou do rali mais difícil do Brasil, o Rally dos Sertões, acompanhado pelo navegador e engenheiro mecânico Adilson Teixeira.

O nome da equipe vem do futebol. Palmeirinha é um tradicional time de futebol society de São Paulo, dirigido por Paulo Nobre, que também é diretor social e conselheiro da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Para o 10 º Rally dos Sertões, a dupla vai correr com uma L200 Evolution, preparada pela Pro Macchina, que também fará apoio mecânico e logístico.

CDI Competições
Antônio Carlos Beraldo, off road desde 1987, fará sua primeira participação no Rally dos Sertões em 2002. Mayara Beraldo, sua filha e navegadora, também é estreante na prova. A dupla correrá com uma picape L200R. Beraldo é um dos maiores incentivadores da equipe CDI Competições, que foi criada em 1986.

Ipiranga/Web Racing
Equipe do campeão do Rally dos Sertões 2001. Tiago Fantozzi é o único piloto da equipe. O bom resultado no rali do ano passado mudou a vida do jovem piloto, que conseguiu aumentar o patrocínio da Ipiranga.

Também inaugurou em São Paulo, o primeiro “SPA” de moto, que dá um tratamento especial para as motos, desde a retirada do veículo da casa do proprietário até cuidados com o visual. Tiago tornou-se um exemplo para os amigos.

A novidade para o Sertões 2002 é a nova moto, uma Honda SR 650, fornecida pela própria fábrica e preparada por Helder Guimarães, da Hi-Performance.

Petrobras Lubrax
Jean Azevedo de volta a sua antiga equipe, com uma moto KTM 520 EXC. Sua experiência fora da equipe Petrobras Lubrax ajudou muito para seu crescimento profissional.

O objetivo do piloto é conseguir sua terceira vitória no maior rali da América Latina. A estrutura da equipe é formada por dois mecânicos um para a moto e outro para o caminhão; um furgão para transporte de peças e apoio rápido nas especiais para a moto, com Helder Guimarães.

Hi-Performance
Além de dar suporte mecânico para dois pilotos de ponta, a Hi-Performance, do preparador de motos Helder Guimarães, também tem dois pilotos na equipe: Fabrício Bianchini e Alexandre de Paula, este mais conhecido como Batatero. O terceiro integrante da equipe, Zé Hélio sofreu um acidente em um treinamento e passou por uma cirurgia no baço. O piloto se recupera bem e ajudou Helder na colocação dos instrumentos nas motos.

Uma picape, mais dois mecânicos, uma coordenadora de equipe e um motorista, que leva o caminhão oficina e dormitório completam a equipe. A estratégia para dar um bom atendimento para seus pilotos é estar em todas as especiais e seguir as orientações passadas nos briefings diários.

Helder tem muita experiência com motos e caminhões, experiência que foi decisiva para que a equipe Petrobras Lubrax o escolhesse para dirigir o caminhão de apoio no início deste ano no Paris-Dakar.

ASW/Fox/Drogaria São Paulo/Olimpikus/Michelin/Agip/Cotac
Dimas Matos, Flávio de Carvalho, Moacir Baez e Ramon Volkart são os integrantes desta equipe, todos participarão do Sertões pilotando motos KTM. Eles não tem apoio oficial da marca, mas a KTM Brasil fornecerá as peças necessárias para o reparo das motos.

O amadurecimento e a experiência são os principais trunfos de Dimas Matos, que parte para a sua sexta participação no Rally dos Sertões.

A novidade da equipe para este ano é o apoio também extra-oficial da Globalstar. Um aparelho telefônico será fornecido para que, conectado a um computador portátil, a equipe passe notinhas sobre o andamento do rali para o e-mail dos interessados.

Dois motorhomes, um caminhão e seis pessoas no apoio, entre elas o mecânico Herbert Martins que, segundo Dimas, é considerado um dos melhores mecânicos de moto do País.

Bike Box
Desta vez, apenas dois portugueses virão para o Brasil participar do Sertões, em anos anteriores o número já chegou a quatro. Paulo Marques e Diana Correia, esta em sua primeira participação no rali brasileiro, são os representantes de Portugal. Outro estrangeiro também contará com o apoio da Bike Box, o francês Alain Perez. Dois pilotos japoneses também ficaram de confirmar presença.

Mais seis motos de pilotos brasileiros novatos receberão os cuidados de Avê (José Koizumi) e dois quadriciclos, o de Carlo Collet e o de Robet Nahas. Os outros quadriciclos que também receberiam apoio da equipe não passaram pela alfândega a tempo de participar da competição.

Embora ainda não consiga acompanhar o crescimento das equipes de carros, a Bike Box, comandada por Avê, cresce junto com o rali. Neste ano serão três carros de apoio, um caminhão repleto de peças, 12 pessoas no apoio, sendo oito mecânicos, mais oito barracas de 6 metros. A estratégia de trabalho é estar com os carros e o pessoal na entrada de todas as especiais, para dar todo o apoio para os pilotos.

CDI Competições
Depois de 17 anos em competições, a equipe CDI está investindo mais em sua estrutura e pilotos. Neste ano, a CDI contratou os serviços de logística e planejamento de comunicação e assessoria de imprensa oferecidos pela equipe Petrobras Lubrax.

Juca Bala e Luiz Mingione também foram contratados pela equipe paranaense. Juca não vai mais participar do Rally dos Sertões, pois fraturou a mão direita em um acidente de moto. Mingione só participará do Paris-Dakar.

Moara Sacilotti, a única piloto brasileira de moto que vai para esta edição do Sertões, já está no seu terceiro ano de CDI. Moara correrá com uma Honda XR 400. A piloto está bastante animada, pois em janeiro de 2003, será a primeira mulher a pilotar uma moto nas areias do Dakar.

Marcelo Quelho, chefe de equipe, acredita que bem acompanhada sua equipe tem mais chances de crescer.

Petrobras Lubrax
André Azevedo vai competir com caminhão e navegador novos. Robson Pereira, navegador, médico e mecânico tem experiência em raids e essa será sua estréia em rali de velocidade.

O caminhão é um Mercedes-Benz 2428 com motor de gerenciamento eletrônico, mais potente e com menos emissão de poluentes. “Fizemos um trabalho de alívio de peso, visto que este ano a concorrência está maior e com caminhões mais leves, de acordo com a nova regulamentação para a categoria”, explica André.

Para o apoio, a dupla conta com outro caminhão da Mercedes, que ajudará os competidores com veículos da marca, além de estrutura própria da Petrobras Lubrax.

Yahn Racing
A equipe do campeão na categoria caminhões está maior este ano. Depois do sucesso em 2001, Alfredo Yahn de Andrade resolveu aumentar a equipe, que agora conta com mais um caminhão de competição.

Luciano Cunha, que pilotava carro até o ano passado, é o mais novo piloto de caminhão da Yahn Racing, ao lado do navegador João Ferreira Neto.

O caminhão Volkswagen das duas duplas é idêntico, com novo motor desenvolvido pela MWM, mais potente do que o usado nas duas primeiras etapas do campeonato brasileiro.

A equipe conta ainda com mais um caminhão e um carro de apoio, um caminhão oficina e um motor home.

Este texto foi escrito por: Fabia Renata

Last modified: julho 23, 2002

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