Foto: Pixabay

Conheça as modalidades da canoagem

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Canoagem Slalom (foto: Divulgação/ Tony Estanguet)
Canoagem Slalom (foto: Divulgação/ Tony Estanguet)

A canoagem tem sete modalidades diferentes, que atendem diferentes públicos, tanto para o lazer como para competição. Ennio Robba, técnico do caiaque pólo, afirma que o esporte é benéfico para todas as idades. “É importante o contato com a natureza, para a formação dos jovens. E isso me motivou a me dedicar à canoagem”, declarou Robba. Vale ressaltar a diferença da canoagem para o remo: no caiaque, a remada é realizada de frente, enquanto no remo, os atletas ficam de costas. Conheça as sete categorias da canoagem esportiva:

Velocidade: Uma das mais praticadas, a canoagem de velocidade é um esporte olímpico que acontece em águas calmas, com raias demarcadas e que exige do atleta muito esforço físico e explosão. É subdividida nas categorias K1, K2, K4, C1 e C2. O número remete ao número de pessoas na embarcação e as letras K e C diferem-se no formato do barco. K, de caiaque, é uma embarcação mais instável, na qual o atleta utiliza um remo com duas pás, alternando a remada. No C, canoa, mais estável, o canoísta utiliza um remo com uma pá somente.

Slalom: praticada em águas brancas (corredeiras), a categoria exige dos atletas esforço físico e muita habilidade para passar as portas (balizas) colocadas ao longo do percurso. O objetivo é percorrer um trajeto de aproximadamente 300m, ultrapassando até 25 portas na seqüência numérica e no sentido indicado. Geralmente, as portas verdes são para seguir a favor da correnteza e as vermelhas, contra. São também divididas nas categorias K1, K2, C1 e C2; além de ser considerado esporte olímpico.

Descenso: também praticada em corredeiras e como o nome indica, desce a favor do fluxo do rio. Os barcos têm aproximadamente 4,5 metros de comprimento e com um design diferente, com volume na ponta do caiaque. Vence quem completar o percurso no menor tempo.

Caiaque Pólo: é uma espécie de handebol praticado por cinco canoístas em cada equipe. A modalidade é praticada em uma piscina de 30m X 20m, com uma bola igual a de pólo-aquático e os caiaques têm, no máximo, 3 m de comprimento. Além de curto, a embarcação precisa ser manobrável e protegida em suas bordas, por conta dos inúmeros choques contra os adversários ao longo da partida. O jogo possui regras muito restritivas.

Canoagem oceânica: Realizado em um circuito demarcado em alto mar, a modalidade necessita além de um barco veloz, mais estável que as das demais categorias. O vencedor é o canoísta que completar em menor tempo.

Canoagem em ondas: A categoria é similar ao surf e, em campeonatos, as avaliações e pontuações são parecidas, de acordo com as manobras realizadas durante as baterias. Ela é subdividida em duas classes. O Waveski utiliza uma prancha, onde o canoísta é preso pelos pés e o Kayaksurf, no qual é utilizado um caiaque fechado por um saiote impermeável. É exigido do atleta muitas manobras, esforço físico e habilidade para enfrentar as ondas.

Canoagem Maratona: Com percursos com 20 quilômetros ou mais, os atletas são divididos nas categorias K1 e K2 com o objetivo de completar a prova com o menor tempo. A diferença para as outras modalidades é o modo como os atletas realizam o percurso, ora por largos rios, ora por single tracks onde somente passa um atleta por vez. Em alguns trechos, é possível realizar a portagem, no qual o canoísta carrega o barco para outro local que possa continuar a remada.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: outubro 7, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure