Apnéia estática (foto: Divulgação)
O mergulho livre, ou apnéia, pode ser praticada por diversão ou como esporte competitivo. No Brasil Karol Meyer é um nome de destaque, com seguidas quebras de recorde na modalidade. Em competições, a apnéia é dividida em modalidades distintas: Apnéia, Lastro, Lastro Variável, Imersão Livre e No Limits.
Conheça as diferenças das categorias e suas sub-divisões:
- Apnéia Estática
É aquela que o mergulhador fica o tempo que conseguir submerso ou flutuando nas águas, imóvel. Karol Meyer já obteve o tempo de 7min18 e no masculino, Ricardo da Gama permaneceu 7min44 submerso.
- Apnéia Dinâmica
Comum em brincadeiras, a apnéia dinâmica consiste em percorrer a maior distância possível submerso, com o uso ou não de nadadeiras. Na apnéia estática Karol já percorreu 100 metros, enquanto Ricardo realizou 125m.
- Lastro Constante
Com ajuda de um cinto-lastro, que anula a flutuação da pessoa, o mergulhador desce sem utilizar cabo-guia. É geralmente praticado em lagos e no mar. Pode ser realizado com nadadeiras. Carolina Schrappe já atingiu a marca de 68 metros; Ricardo da Gama desceu 56m.
- Lastro Constante Sem Nadadeiras
As condições são as mesmas do Lastro Constante, mas nessa categoria é permitido o uso de nadadeiras para ajudar na descida.
- Lastro Variável
O que diferencia o Lastro Variável das outras categorias é o modo como o mergulhador retorna à superfície. Na modalidade, o atleta desce com o cinto-lastro ligado ao cabo e na hora de voltar, deixa o lastro e nada até a superfície utilizando nadadeiras ou com auxílio do cabo.
- Imersão Livre
Como o nome diz, não utiliza nenhum equipamento, somente o cabo-guia para mergulhar o mais fundo que conseguir. É realizado em mares e lagos.
- No Limits
Por atingir grandes profundidades, o mergulhador precisa retornar rapidamente à superfície. Esse é o diferencial da modalidade, da qual o apneísta usa um balão, colete inflável ou outro mecanismo para sair da água.
Conheça alguns dos recordistas nas modalidades
– Lastro Variável e No Limits: recordista sul-americana é a brasileira Karol Meyer com 93m de profundidade
– No Limits Tandem (dupla): recordistas mundiais são Karol Meyer (Brasil) e Patrick Musimu (Belgica) com 121metros de profundidade.
– Apnéia Estática com O2 (Guinness Book): brasileira Karol Meyer é a atual recordista mundial.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 6, 2009