Largada (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Terezópolis (RJ) – Começou neste domingo a quinta edição do Ecomtion/Pro. A prova de 2007 passará por sete cidades dentro do Estado do Rio de Janeiro, além da largada na capital e a chegada em Búzios, os competidores passarão por Terezópolis, Cachoeiro do Matacu, Macaé, Casemiro de Abreu e Nova Friburgo.
O roteiro é baseado na chamada Serra Verde Imperial e litoral norte do Rio, a prova será inteira dentro da Mata Atlântica, lembrou Mário Mantovanni, representante da ONG SOS Mata Atlântica, parceira da prova.
O Ecomotion/Pro 2007 terá 26 Postos de Controle (Pcs) e quatro cortes até a sexta-feira. Fizemos uma logística pensando no peso de cada esporte e também questões de segurança. Os quatro cortes são para que o máximo de equipes consiga cruzar a linha de chegada neste ano, comentou o diretor técnico Tiago Valois. O esforço nessa prova será muito mais psicológico do que técnico, adiantou.
Roteiro – Após a largada, de caiaque duplo, as 56 equipes remam por 48 quilômetros pela Baía de Guanabara, que deve durar de seis a 12 horas, passam por dois Pcs até chegarem no pé da serra e fazem uma transição para Bike, para então chegar em Terezópolis. A próxima transição é na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
As equipes farão um trekking pelas trilhas turísticas do Parque. Na última semana a organização conseguiu uma liminar na justiça para liberar a passagem das equipes pelo Parque, inicialmente barrada pela direção.
O próximo trecho é de bike, e leva os competidores até os morros dos Dois Bicos, onde acontece a prova de técnicas verticais. Um rapel guiado de 80 metros de distância, como uma tirolesa, irá levar os atletas até o bico menor, de lá são dois lances de rapel, um com 30 e outro de 120 metros de altura. No local estará instalado o PC8, primeiro corte da prova.
De lá até o PC 22 as equipes percorrem trechos da Serra Verde Imperial, a pé, de bike e de cavalo. Em Casemiro de Abreu haverá a prova surpresa, um trecho de 16km a bordo de carrinho de rolimã, por uma linha ferroviária desativada.
Saindo do rolimã as equipes vão pedalar até um trecho de duck, nível II+, com várias pedras e locais de portagem, na descida da serra em direção ao litoral. Os dois últimos trechos são de caiaque duplo, de volta para Búzios, chegada do Ecomotion/Pro 2007.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa