Foto: Pixabay

Conheça mais sobre Itumbiara, o portal de entrada do Estado de Goiás

Redação Webventure/ Offroad, Sertoes

Itumbiara é um município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais, localizada a 204 quilômetros de Goiânia e a 411 da capital federal, Brasília. A cidade é uma das maiores exportadoras de produtos agrícolas pela proximidade com Minas Gerais e São Paulo.

A história da cidade data por volta de 1824, época em que o general Cunha Matos mandou construir uma estrada ligando a localidade goiana Anhanguera à cidade mineira de Uberaba, com passagem pelo Rio Paranaíba, divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ponto o Governo Estadual construiu um posto de arrecadação de rendas, fato que auxiliado pela fertilidade de terras contribuiu para o início de um vilarejo, que posteriormente se tornaria Itumbiara. Em língua Tupi-Guarani, o topônimo Itumbiara significa “Caminho da Cachoeira”, através da junção dos termos ytu (“cachoeira”) e piara (“caminho para”).

A Ponte Afonso Penna é um dos cartões postais da cidade. Foto: Mengo/ Licença CC BY-SA 3.0 A Ponte Afonso Penna é um dos cartões postais da cidade. Foto: Mengo/ Licença CC BY-SA 3.0

A cidade está situada a uma altitude de 320 a 448 metros, dependendo do local onde forem registradas as medidas, sendo que os pontos mais elevados não ultrapassam 800 metros. O clima é tropical, com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 23,8°C, tendo invernos secos e amenos (raramente frios) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, outubro, tem temperatura média de 38,5°C e o mês mais frio, julho, de 21,1°C.

O ecoturismo é o carro chefe da região, com destaque para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba, que possui profundidades de 521,20 metros, uma área inundada de 778 km² e um volume total de 17 bilhões m³ (equivalente a duas Baías da Guanabara). Por esse motivo os esportes náuticos são muito comuns.

No Site da prefeitura é possível encontrar mais detalhes sobre o município.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda/Webventure

Last modified: agosto 4, 2015

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure