Os veículos do Rally dos Sertões estão equipados com um um dispositivo que permite avisar um competidor que alguém está querendo ultrapassar, o Setinel. Esse aparelho eletrônico possui uma antena e quando um competidor está a menos de 200 metros é possível acionaá-lo através de um botão e emitir um som, explica Matias Dalmasso, técnico do Sentinel no Rally dos Sertões.
O dispositivo também tem a função de alarme. Caso haja um carro quebrado no caminho, alguém ou algo cruzando a pista, ele dispara a 500 metros. O Sentinel é indispensável para garantir a segurança da competição e prevenir acidentes, afirma Matias.
Todos os dias no parque de apoio, os técnicos controlam o funcionamento dos aparelhos um por um. Ao final de cada especial, todos esses dados ficam em posse desses responsáveis caso precisem ser analisados.
Se um dos competidores termina a etapa e apresenta reclamações de uma tentativa de ultrapassagem que não foi atendida, os técnicos podem analisar os dados e entregar aos oficiais, explica. Os oficiais então tomam uma decisão sobre penalizar ou não os competidores.
Os sons emitidos pelo Sentinel se diferenciam de acordo com o propósito ou veículo que está pedindo para ultrapassar. No Rally dos Sertões, o dispositivo é obrigatório para todos os competidores das categorias carros e UTVs, mas alguns pilotos de moto também o utilizam.
Conheça os sons de ultrapassagem e alarme:
Este texto foi escrito por: Isabela Rios/Webventure
Last modified: agosto 8, 2015