Foto: Pixabay

Conheça os campeões da 1ª edição do Aloha Spirit de Canoa Havaiana

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Muito sol em Ilhabela na primeira edição do Aloha Spirit (foto: Ale Socci/ AlohaSpirit/ Divulgação)
Muito sol em Ilhabela na primeira edição do Aloha Spirit (foto: Ale Socci/ AlohaSpirit/ Divulgação)

Veja a galeria de fotos

Com a presença de fortes equipes da canoagem nacional, a primeira edição do Aloha Spirit aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro em Ilhabela (SP) e fez muito sucesso. A competição de canoa havaiana ainda é uma prática nova no Brasil, com apenas nove anos no país. O sucesso foi tão grande que a previsão é que, em 2010, sejam realizadas quatro etapas: Ilhabela, Búzios, Florianópolis e mais uma cidade ainda não divulgada pela organização.

O campeonato de canoa havaiana, o Aloha Spirit, contou com dois dias de muito sol na cidade de Ilhabela. No primeiro dia de disputas, sábado (26), foram realizadas as provas das categorias OC1 e OC2. Felipe Neumann, na OC1 Open Masculino, Marina Filizona, na OC2 Open Feminino, João Iaro Castro, na OC1 Master Masculino, Oscar Junior, na OC1 Estreante Masculino, Cristina Gaglianole, na OC1 Estreante Feminino, José Ricardo Tuto, na OC1 Estreante de Honra, Samuel e Rafael, na OC2 Open Masculino, Roberta Filizola e Marina Filizola, na OC2 Open Feminino, Roberta Filizola e Felipe Neumann, na OC2 Open Mista, Reginaldo e Java, na OC2 Master Masculina, Rufus e Toni, na OC2 Estreante Masculina, foram os vencedores.

A equipe Alaya Bozó D’Água, bicampeã mundial de rafting, marcou presença no Aloha Spirit com 12 atletas, que remaram pela primeira vez em canoas havaianas. “Ficou um gosto de quero mais para todos os atletas”, afirmou o porta-voz da equipe, Fabio Ramos. “É tudo diferente do que estamos acostumados, o remo, a canoa, a água, a estabilidade. Estamos observando os outros competidores para ver como faremos”, falou o atleta. Além disso, o Aloha Spirit serviu como uma espécie de treinamento para os atletas. “Buscamos na canoa havaiana energia e experiências diferentes de trabalho em equipe para a nossa próxima prova, o Pré-Mundial de Rafting, na Holanda”, revelou Fabio.

Taiko na praia – Os vencedores das categorias OC1 e OC2 contemplaram uma cerimônia de premiação na praia do Perequê durante a noite, contando com uma apresentação de Taiko, tradicionais tambores japoneses.

Na categoria OC6, realizada no domingo (27), a equipe campeã foi a Tribo Q Pira. Sob comando dos experientes Celso Filetti e Felipe Neumann, equipe Tribo Q Pira chegou em primeiro lugar na OC6 Open com o melhor tempo: 9min35s. O segundo lugar ficou com a equipe Brucutus (9min49s), seguidos pela Alaya Bozó D’Água (9min58s). “A equipe Alaya é muito mais forte do que nós, mas não têm tanta técnica e sincronismo, por isso garantimos a vitória. Treinamos muito juntos, mas foi a equipe mais difícil que nós já superamos”, declarou Celso Filetti, experiente nas canoas havaianas.

O organizador do Aloha Spirit, João Castro, afirmou que a prova foi como a realização de um sonho. “Sou canoísta há mais de 30 anos e sou um apaixonado pelo esporte. Mais do que comemorar a realização da prova, eu comemoro ter trazido para ela os mais importantes atletas da canoagem do Brasil para cá”, revelou João Castro. “Esta prova deverá ser o Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana de 2010. Vamos transformar esta competição na mais importante do país, porque esta primeira edição foi um sucesso, surpreendeu todos os atletas com sua organização impecável. Foi um grande evento, e no ano que vem teremos uns 200 canoístas participando”, disse Celso Filetti, entusiasmado.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 29, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure