Equipe médica é especializada em provas de aventura (foto: Rodrigo Holanda)
A Doc Trotter, responsável pela assistência médica da Rio Eco 2001, é uma sociedade médica francesa especializada em competições esportivas não motorizadas. Começou com a idéia de realizar o melhor atendimento possível sem o uso de hospitais. A equipe, que existe há seis anos, formou-se inicialmente para prestar socorro na Maratona das Areias, corrida de aventura realizada anualmente em Marrocos, no Deserto do Saara, sempre no mês de abril.
A equipe está preparada para todo o tipo de imprevisto, apta a atender casos de fratura e até picadas de cobra, com soro anti-ofídico trazido do Instituto do Butantã, em São Paulo. Edmundo Pereira de Souza, o único brasileiro entre os Doc Trotters, espera uma prova tranqüila. Na edição de 2000 da Rio Eco, o caso mais grave foi uma queimadura na mão de um atleta que escorregou nos metros finais do rapel e tentou aparar a descida pressionando a corda.
Mantendo a saúde! – A principal recomendação para os atletas é de que tomem muito cuidado com o sol. Pede-se aos integrantes de cada equipe que bebam pelo menos dois litros de água por dia, para evitar desidratação. Eles deverão dormir normalmente entre os dias de competição, seguindo seus próprios critérios, mas iniciando o dia com um bom aquecimento.
A alimentação certamente será feita a base de massas, pois são carboidratos de metabolização lenta, que garantem energia por mais tempo no corpo. Ao ingerir doces, por exemplo, o atleta tem um pico de glicose no sangue muito grande, porém rápido. Haverá postos médicos em cada área de transição (AT) da prova e, com carros exclusivos e todo o tipo de medicamentos e instrumentos médicos, os doutores acreditam que tudo correrá normalmente pelas belas terras do Rio de Janeiro.
Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda