650 baracas para alojar atletas e organização (foto: Divulgação/ Alexandre Cappi)
Direto de Mucugê (BA) – Foram cerca de dois anos de planejamento, quando Mario Roma decidiu sair do projeto no papel e iniciar a organização da ClaroBrasil Ride. Com cerca de 300 atletas envolvidos na prova, a estrutura precisa atender todos os quesitos para fazer da competição um evento anual. São atletas de 12 países, dentre eles Estados Unidos, Suíça, Espanha, Portugal, Alemanha, República Checa, Colômbia, França, Canadá, entre outros.
Todos os cuidados são necessários para manter a segurança do evento e, para isso, contam com 8 médicos, 15 veículos de organização, um helicóptero, 6 quadriciclos, 4 caminhões, 10 motos. Roma ainda recebe ajuda de 240 pessoas que estão envolvidas no evento, 80 staffs e 40 voluntários.
Grande parte dos competidores está acampada na base da prova, em frente ao Cemitério Bizantino da cidade de Mucugê e na segunda-feira (15) estarão na outra base, em Rio de Contas por três dias. A estrutura tem 650 barracas de acampamento e 600 colchões, que serão doados posteriormente a um hospital e um asilo da região.
Alimentação – Não só de preparação física e mental vive um atleta durante uma ultramaratona como essa. A alimentação e hidratação são cruciais para manter as energias e fazer boas pedaladas. Nos seis dias de prova, a organização disponibilizou 80 mil litros de água, 2 mil litros de leite, 400 quilos de frutas muito apreciadas pelos atletas estrangeiros 2 mil pacotes de pão, 4.200 refeições e 3.500 quilos de macarrão, um dos alimentos mais consumidos.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario