Webventure

Conheça os portos da Volvo Ocean Race: Alicante, Espanha


Alicante recebe os veleiros antes da largada (foto: Divulgação/ Volvo Ocean Race)

Em mais uma edição, a Volvo Ocean Race partirá da Espanha para as milhares de milhas náuticas que os barcos percorrerão por meses a fio. Alicante foi a cidade escolhida como sede e base dos oito barcos que irão largar em 11 de outubro para a regata.

Localizada na Costa Blanca, a cidade é capital da província que leva o mesmo nome e tem a população estimada em cerca de 330 mil habitantes, distribuídos em seus 201.27km² de terras.

Mas Alicante não poderia deixar de ter identificação com a vela para ser o ponto de referência da Volvo Ocean Race, além de sede da primeira regata in-port da disputa, que acontecerá em 4 de outubro. Há 20 marinas e iate clubes na cidade que tem cerca de 12 mil barcos, já que é destino certo de velejadores e pescadores que saem de Madri em busca das águas valencianas da região.

Um dos pontos fortes de Alicante são os passeios gastronômicos. Há diversas opções de restaurantes e até mercados que oferecem boas opções em peixes, um dos pratos mais tradicionais da região.

Comemoração – Os espanhóis de Alicante têm o hábito de comemorar a chegada do Solstício de Verão com as Fogueiras de São João, ou “Los Fogueres de Sant Joan”, em valenciano.

A tradição começou como uma forma pagã de comemorar o dia mais longo do ano, 21 de junho. A festa começa sempre no dia 20 de junho, dando adeus ao inverno, e termina quatro dias depois. A fogueira era usada para queimar os móveis velhos e tudo o que as donas de casa acumulavam em seus lares durante a estação mais fria do ano.

Atualmente a festa conta com balões e fogos de artifício, queimados no Castillo de Santa Bárbara. A fogueira ilumina a cidade e transforma Alicante numa grande festa. A data passou a ter simbologia religiosa, adotando São João nela, quando religiosos passaram a recriminar a festa pagã.

Os barcos da Puma, Ericsson, Telefônica, Team Russia, Green Dragon e Delta Lloyd deixarão Alicante em 11 de outubro para a primeira perna da Volvo Ocean Race 2008/09, em um percurso de 6.500 milhas náuticas, cerca de 12 mil quilômetros até a Cidade do Cabo, na África do Sul.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi