Webventure

Conheça os portos da Volvo Ocean Race: Cingapura


Cingapura é uma cidade-estado no sul da península da Malásia (foto: Divulgação/ Volvo Ocean Race)

A Fórmula 1 mostrou ao mundo há poucos meses, em sua primeira prova noturna, a modernidade e beleza de Cingapura, a ilha-cidade-estado no sudeste asiático. Localizado ao sul da Península da Malásia, o local não ouvirá os roncos dos motores de Fernando Alonso, Lewis Hamilton nem de Felipe Massa, mas sentirá os ventos dos Volvo Open 70 de Torben Grael, Bouwe Bekking, Ken Read, Ian Walker, Andreas Hanakamp, Fernando Echavárri e Roberto Bermudéz que chegarão em seu porto, de onde saem muitos navios carregados de produtos eletrônicos e de alta tecnologia, após 1.950 milhas náuticas, cerca de 3.611 quilômetros, saídos de Cochin, na Índia.

A Volvo Ocean Race dará largada a sua terceira perna no segundo mês da regata de volta ao mundo no sábado, dia 13 de dezembro. A chegada dos primeiros barcos deverá acontecer em pouco mais de uma semana e eles ficarão na cidade até o dia 18 de janeiro de 2009. Até lá terão tempo para descanso e comemorações, já que passarão o Natal e o Reveillon no local. O reencontro com as embarcações será em 10 de janeiro, na regata In-Port.

De colonização chinesa e inglesa, Cingapura é um dos cartões postais mais bonitos do mundo. A cidade-estado tem leis rígidas com relação a limpeza e ordem. Há multas altíssimas para quem jogar papel no chão ou cometer atos de vandalismo, totalmente abominado pela população.

Um dos Tigres Asiáticos e maior produtor de discos rígidos de computador do mundo, passou a ser de domínio britânico em 1819, quando o inglês Thomas Stamford Raffles chegou à ilha e finalizou a época de colonização chinesa. Até 1959, Cingapura foi colônia britânica. Já em 1963 se uniu à federação da Malásia, na qual se separa por um canal estreito ao norte, e dois anos depois, em 9 de agosto de 1965 tornou-se independente.

Cercada de estreitos, como o Estreito de Malaca, ao sul, que a separa da Indonésia, sua formação é favorável à construção de portos. Capital e país têm o mesmo nome, e a capital é única cidade no local, ou seja, Cingapura resume-se à Cidade de Cingapura, que significa “Cidade do Leão”.

Multicultural – Com 697km² de território, 4,6 milhões de cingapurianos moram na cidade-estado, que tem a base da economia voltada para a agricultura e plantio de orquídeas. Cingapura é estado multicultural. Como tem povoamentos chineses, malaios e indianos, as culturas têm lugar lado a lado, com pouca miscigenação e quase nada de origem efetivamente cingapuriana.

Os ônibus seguem o melhor estilo inglês, de dois andares, e a moda mistura a modernidade inglesa com meninas de cabelos coloridos e roupas diferentes à censura dos muçulmanos, que fazem as mulheres andarem coberta da cabeça aos pés. As línguas faladas em Cingapura são o malaio, o mandarim, o tamil e o inglês, que inclusive é a língua utilizada para os avisos e placas no metrô.

Desta cidade-estado de visual e cultura tão diversificados, os barcos da Ericsson Racing Team, Puma Ocean Racing, Equipo Telefonica, Team Russia, Team Delta Lloyd e Green Dragon Team irão partir para 2.250 milhas náuticas, aproximadamente 4.630 quilômetros para Qingdao, na China, na quarta perna da Volvo Ocean Race, que promete ser uma das etapas mais emocionantes em toda a história da regata.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi