A tripulação do BRA 2 (foto: Divulgação/ Armando Faria)
O Campeonato Mundial da IFDS (Fundação Internacional da Vela Adaptada), que é classificatório para os Jogos Paraolímpicos de Pequim, começa na próxima semana, em Rochester, nos Estados Unidos. Serão no total 170 atletas deficientes físicos de diferentes nacionalidades, entre eles seis brasileiros na classe Sonar 23, divididos em dois barcos.
O BRA 1 contará com uma tripulação carioca formada por Luis César Mariola, que é amputado de parte da perna esquerda, Darke de Matos, que tem o braço paralisado, e Rossano de Sá Leitão, que teve suas duas mãos amputadas. Já o BRA 2 será tripulado apenas por paulistas: Ricardo Ximú, amputado do antebraço direito, Tui Francisco de Oliveira, que tem má formação das mãos, e Reinaldo dos Santos, paraplégico. A equipe ainda conta com Ademir Pereira, atleta paraplégico, que foi ao Mundial como reserva.
As duas tripulações foram vencedoras do Campeonato Brasileiro de Vela Paraolímpica, garantindo assim a vaga para o Mundial, onde eles enfrentarão adversários de outros 18 países. Apesar do alto nível técnico dos participantes, Ricardo Ximú acredita no bom desempenho brasileiro. Nós temos nível internacional. Basta aproveitar bem e treinar nos dias que temos antes do evento para conhecer bem o barco. Vamos fazer todo o possível para trazer a classificação para a Paraolimpíadas de Pequim 2008 e, quem sabe, uma medalha, disse.
Além dos outros velejadores, os brasileiros ainda terão que lidar com um barco que não estão habituados. Como não há nenhum Sonar 23 no Brasil, treinamos com o Ranger 22, que é o mais próximo em peso e tamanho. O Sonar também é um barco de quilha, como o Ranger, e não vira de forma alguma, contou Ximú. Os dois barcos a serem utilizados nos Estados Unidos pelas tripulações brasileiras serão alugados.
A única preparação no barco [para deficientes] é a colocação de uma travessa, de polipropileno ou acolchoada, para que os paraplégicos possam fazer a transferência de um bordo para o outro. Às vezes, há alguma redução nas velas grande e genoa, complementou.
Saiba mais – A competição acontecerá entre os dias 10 e 14/09, no Rochester Yacht Club, em Rochester, no estado de Nova Iorque. Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site www.2007ifdsworlds.com.
Este texto foi escrito por: Webventure