O Illbruck atual campeão da Volvo Ocean Race (foto: Divulgação)
Saiba como foi cada uma das edições da Whitbread/Volvo Ocean Race e seus campeões:
1973-1974
Começaram 19 barcos de 32 a 80 pés no sistema de tempo corrigido (levando em conta os diferentes handicaps dos barcos, um ranking pelo qual cada um ganha ou perde tempo, dependendo do tamanho);
Quatro pernas: Portsmouth – Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Sydney; Sydney-Rio de Janeiro; Rio de Janeiro-Portsmouth. Total: 27.000 milhas náuticas
Fita Azul: Great Britain II, de 77 pés, em 144 dias e 11 horas
Tempo Corrigido: Sayula II (México), de 65 pés, em 133 dias e 13 horas (tempo real 152 dias)
1977-1978
Total de 15 barcos competindo, também em sistema de tempo corrigido.
Quatro pernas: Portsmouth – Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Auckland; Auckland-Rio de Janeiro; Rio de Janeiro-Portsmouth. Total: 26.780 milhas náuticas
Fita Azul: Great Britain II, em 134 dias e 10 horas
Tempo Corrigido: Flyer (Holanda), de 65 pés, em 119 dias e 1 hora (tempo real 136 dias)
1981-1982
Participaram 29 barcos de 43 a 80 pés no sistema de tempo corrigido.
Quatro pernas: Portsmouth – Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Auckland; Auckland-Mar del Plata; Mar del Plata-Portsmouth. Total: 26.095 milhas náuticas
Fita Azul e Tempo Corrigido: Flyer (Holanda), de 76 pés, em 119 dias e 1 hora
1985-1986
Competiram 15 barcos no sistema de tempo corrigido.
Quatro pernas: Portsmouth – Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Auckland; Auckland-Punta del Este; Punta del Leste-Portsmouth. Total: 26.740 milhas náuticas
Fita Azul: UBS Switzerland (Suiça), de 80 pés, em 115 dias
Tempo Corrigido: LEsprit dEquipe (França), de 58 pés, em 111 dias e 23 horas (tempo real de 132 dias)
1989-1990
Total de 23 barcos no sistema de tempo corrigido.
Seis pernas: Southampton Punta del Leste; Punta del Leste-Fremantle; Fremantle-Auckland; Auckland-Punta del Leste; Punta del Leste-Fort Lauderdale; Fort Lauderdale-Southampton. Total: 32.018 milhas náuticas
Fita Azul e Tempo Corrigido: Steilager 2 (Nova Zelândia), de 80 pés, em 128 dias e 9 horas
1993-1994
Participaram 14 barcos de duas classes. Quatro da Maxi Class e dez Whitbread 60.
Seis pernas: Southampton Punta del Leste; Punta del Leste-Fremantle; Fremantle-Auckland; Auckland-Punta del Leste; Punta del Leste-Fort Lauderdale; Fort Lauderdale-Southampton. Total 31.975 milhas náuticas
Vencedor Maxi: New Zealand Endeavour (Nova Zelândia), de 80 pés, em 120 dias e 5 horas
Vencedor W60: Yamaha (Japão com skipper neo-zelandês), de 60 pés, em 120 dias e 14 horas.
1997-1998
A última Whitbread (já competindo pelo Troféu Volvo, porém) teve dez barcos de uma classe única e sistema de pontuação pela ordem de chegada em cada perna.
Nove pernas: Southampton Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Fremantle; Fremantle-Sydney; Sydney-Auckland; Auckland-São Sebastião; São Sebastião-Fort Lauderdale; Fort Lauderdale-Annapolis; Annapolis-La Rochelle; La Rochelle- Southampton. Total: 31.600 milhas náuticas
Vencedor: EF Language (Suécia) com skipper americano Paul Cayard, comandante da equipe Piratas do Caribe para a edição 2005-2006 da prova.
2001-2002
A primeira Volvo Ocean Race teve oito barcos de uma classe única e novo sistema de pontuação.
Nove pernas: Southampton Cidade do Cabo; Cidade do Cabo-Sydney; Sydney-Auckland; Auckland-Rio de Janeiro; Rio de Janeiro-Miami; Miami-Annapolis; Annapolis-La Rochelle; La Rochelle-Gotemburgo; Gotemburgo-Kiel. Total: 31.600 milhas náuticas
Vencedor: Illbruck Challenge (Alemanha) com skipper americano John Kostecki.
Este texto foi escrito por: Carlos Lua