Pirenópolis (GO) (foto: Divulgação)
Quando a largada do Rally dos Sertões se mudou para a Goiânia, em 2002, Pirenópolis fazia parte do percurso, mas depois acabou ficando de fora por alguns anos. Agora, um dos primeiros municípios do Estado de Goiás volta para a competição.
A cidade fica a 770 metros de altitude e tem pouco mais de 20 mil habitantes. Pirenópolis tem esse nome devido aos Pireneus, serra que a circunda, e que também copia o nome da famosa cadeia europeia. Por causa da altitude, possui clima agradável e guarda centenas de cachoeiras, que atraem os ecoturistas e amantes da natureza.
Para visitar os roteiros, o visitante dispõe de uma infraestrutura bem montada, com agências turísticas, restaurantes, pousadas, lojas, fazendas de ecoturismo e guias especializados.
Além das cachoeiras e das reservas naturais, o município encanta também pela pelo belo horizonte, cercado de morros. A cidade oferece muitos bares e restaurantes, principalmente na Rua do Lazer, e o folclore regional é rico e encantador. Pirenópolis também é famosa pela produção do quartzito, a pedra símbolo da cidade.
Destaques turísticos
Centro Histórico: é ornado com casarões e igrejas do século 18, além de prédios de beleza arquitetônica, como o Teatro de Pirenópolis, de estilo colonial e neoclássico, e o Cine Teatro Pirineus, em estilo art decó.
Cavalhadas: uma representação dramática de uma luta entre mouros e cristãos pela soberania da Península Ibérica durante a Idade Média. As lutas são alegradas por centenas de pessoas mascaradas, montados a cavalo ou não.
Festa do Divino Espírito Santo: um festejo religioso de origem portuguesa, que dura cerca de 20 dias e mantém como símbolos o Imperador do Divino, a Coroa, o Cetro a as Bandeiras. Assim como a Cavalhada, esta festa acontece 50 dias após a Páscoa.
Este texto foi escrito por: Da Redação