Teresina (PI) (foto: Divulgação)
Teresina é a capital do Piauí e se localiza no centro-norte do Estado, a 366 quilômetros do litoral esta é a única capital do Nordeste que não se localiza no às margens do Oceano Atlântico.
A parte central da cidade está situada entre os rios Parnaíba e Poti, que pertencem à Bacia Hidrográfica do Parnaíba. Por essa característica, há quem chame a capital de Mesopotâmia do Nordeste.
A cidade é cercada pela mata de cocais, cerrados e cerradões, onde existem muitas carnaúbas, babaçuais, buritizeiros, jatobás, caneleiras, ipês e outras árvores de médio porte. Na região, há também remanescentes de Mata Atlântica, o que dá à paisagem uma cobertura arbustiva rica e densa.
Teresina tem um clima tropical semiúmido, com duas estações definidas: o período das chuvas (verão e outono) e o período seco (inverno e primavera). Quente a maior parte do ano, a temperatura média gira em torno dos 27°C, com mínimas de 20°C e máximas de 35°C.
Uma curiosidade: como na região acontecem descargas elétricas com frequências (raios e trovões), a cidade também é apelidada de Chapada do Corisco.
Destaques turísticos
Central de Artesanato Mestre Dezinho: consiste num complexo de 25 lojas, que comercializam o melhor da produção artesanal e artística do estado, além de abrigar as escolas de música e de balé.
Museu do Piauí: instalado num antigo casarão, que também já sediou o governo estadual. São 15 salas com exposições permanentes, que contam a história do estado por meio de 2 mil peças.
Museu dos Rios: no Parque do Encontro dos Rios, foi criado para mostrar um pouco da fauna e da flora dos rios Poti e Parnaíba.
Este texto foi escrito por: Da Redação