Webventure

Conhecendo a Ilha do Mel!


Praia da Bica (foto: Fernanda Preto)

A colunista Fernanda Preto conta aqui um pouco da história da Ilha do Mel, localizada no litoral no Paraná, e dá dicas dos principais pontos para fotografar.

Conhecer a Ilha do Mel é um grande privilégio, pois é um pedacinho do mundo onde é possível relaxar aproveitando as belezas naturais de um lugar acolhedor.

A Ilha do Mel é o xodó dos Paranaenses, já foi lugar de hippies nos anos 70 e hoje é lugar de quem busca além de praias, a Mata Atlântica ainda preservada, pois é também uma estação ecológica desde 1982.

Entre caminhadas na praia, na restinga e banhos de mar, a Ilha também permite a prática da escalada esportiva assim como, boulder, um tipo de escalada de até 6 metros de altura sem o uso de corda. No local há rochas muito antigas, da idade Pré-Cambriana, e formações arenosas muito recentes. Hoje afloram nos morros devido à ação da erosão que continuamente remove as camadas superficiais da crosta.

Na Praia de Encantadas, onde moram a maioria das pessoas, estão as escaladas no Morro do Careca, no Mar de Fora, na Praia do Miguel, na Praia da Bica. É também onde fica a Gruta das Encantadas, e diz a lenda que mulheres de beleza sedutora e de bela voz, encantavam os visitantes que, caminhando pela praia, aproximavam-se da gruta e desapareciam misteriosamente.

Outro atrativo é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres do século XVIII, na Praia do Forte, que foi construída em 1766. “A Fortaleza marcou a história da colonização paranaense pelo litoral, e também durante a Segunda Guerra Mundial quando se tornou a sentinela de vigilância contra submarinos que pretendessem invadir as águas de Paranaguá”, diz o site da ilha. A Fortaleza é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, mas quem visita pode ver a falta de preservação.

O Farol da Concha, no lado de Brasília, orienta desde 1872 os navegantes na Baía de Paranaguá. A vista é maravilhosa, principalmente na lua cheia, pode ser ver a Serra do Mar, a planície costeira, e o barulho calmo das ondas batendo nas paredes rochosas.

Na minha opinião a melhor época para visitar a Ilha é entre maio e setembro, onde o pôr-do-sol á mais bonito, não chove tanto além de ser mais calmo, pois no verão, de dezembro a março, é muito freqüentada.

Para fotografar, sem dúvida é a melhor época!

Dicas para fotografar na Ilha:

  • no Morro das Encantadas é um bom local para uma foto panorâmica;
  • no Morro do Careca, dá para fazer belas fotos do pôr do sol e a Lua cheia nascendo;
  • para fotografar as escaladas é muito prático, pois as escaladas são baixas e é possível fotografar de cima;
  • do Farol da Galheta é possível fotografar o pôr do sol atrás da Serra da Prata;

    A Ilha do Mel fica no litoral do Paraná, e pertence ao município de Paranaguá. Para chegar, saia de Curitiba pela BR-277 até Pontal do Sul, em Paranaguá, onde também é possível chegar pela serra de trem. A travessia de barco demora cerca de 20 minutos. Só é permito 5 mil pessoas por dia durante a temporada.

    A Ilha enfrenta problemas ambientais sérios devido a enorme quantidade de pessoas que a visitam em época de temporada e também aos problemas de poluição ambiental. Portanto seja um turista consciente e pratique turismo responsável. Fonte de pesquisa: www.ilhadomel.com.

    Este texto foi escrito por: Fernanda Preto