Webventure

Já pensou em conhecer Bonito? Saiba os principais lugares para visitar

A cidade de Bonito é sem dúvida um dos principais destinos de aventura da América do Sul, o carro chefe é a natureza exuberante!

Foto: Edson Sato/Divulgação

Segui para lá, pela terceira vez, agora em família e me impressionei com a qualidade de uma rede bem organizada e estruturada de serviços, que permitem passeios maravilhosos, com segurança e diversão. São tantas atividades interessantes que você precisará de, no mínimo, quatro dias na cidade.

Ideal se programar com bastante antecedência, para conseguir reservar exatamente os passeios que interessam. É possível uma consulta antecipada à agência Ygarapé Tour, pioneira na região, para definir um roteiro ideal e exclusivo, dentre mergulhos scuba, apneia, flutuação, rapel, trekking, cavalgadas, passeios de triciclo, tirolesas, boia-cross, passeios de bote, kayak, sup, ou simplesmente relaxar em um dos parques/reservas ecológicas. As crianças são bem vindas e a idade mínima ideal é de entre cinco e seis anos.

Foto: Edson
Sato/Divulgação

O roteiro da trip incluía flutuação no Rio Sucuri, conhecido por ter as águas mais claras do mundo, passeio e mergulhos na Cachoeiras das Serra da Bodoquenha, Abismo de Anhumas, Nascente do aquário natural da Reserva Ecológica Baia Bonita.

A noite um passeio ótimo é seguir para o aquário municipal e visitar o Projeto Jiboia, ambos os locais possuem palestras que tornam a visita ainda mais rica e proveitosa. Não sobra muito tempo para descansar, como as atividades são prolongadas e normalmente incluem almoço e translado, o café da manhã é servido à partir das 6h no hotel Marruá, retornando somente no final da tarde.

Para quem gosta de uma pitada maior de emoção, não poderá deixar de ir ao Abismo Anhumas. Uma caverna à 23k do centro da cidade, descoberta há 50 anos atrás e desde 1999 está mapeada e aberta para visitação guiada. Os turistas devem se preparar um dia antes na escola Abismo Anhumas, com um treinamento inicial de rapel, se familiarizando com os equipamentos e adquirindo maior confiança e segurança para o dia oficial da aventura, que irá encarar uma descida vertical de 72 metros até chegar no deck flutuante.

Durante a descida, faça uma pausa para observar o visual do “salão” lá de cima, para mim é um dos mais belos, compondo com a luz, a água cristalina e os cones lá no fundo.

Se você gosta de atividades físicas, finalizará o passeio com uma super subida em rapel! Ou caso não esteja seguro de sua capacidade, poderá optar pela subida alternativa, a qual você será içado para a superfície, mas não deixe de ir.

O abismo é ainda mais interessante porque, além da caverna, você poderá fazer flutuação, mergulho scuba ou apneia nas águas cristalinas, rodeando os imensos cones de calcário submersos, de até 20 metros de altura. A Bonito Scuba faz uma excelente mergulho scuba guiado, à até -18metros para mergulhadores certificados, imperdível.

Você poderá alugar todo o equipamento lá mesmo na escola. No dia do mergulho todo o material é levado dentro de uma grande sacola. Atenção: você não poderá descer com celular na mão, mas sim colocar uma Gopro no peito ou na cabeça.

Muito importante se lembrar de levar lanche, suco, água, frutas pois o passeio é longo. A diferença de temperatura dentro da caverna, assim como após os mergulhos na água fria (15 a 18C), exigirá um casaco para aquecer. Recomendo também uma bermuda jeans por cima de uma calça de malha, para que a cadeirinha do rapel não machuque sua pele e fique bem posicionada.

A melhor época para visitar, pensando na luz natural na caverna, é no verão. Para imagens subaquáticas, devido a especificidade do local, a escola de mergulho providencia o serviço de imagens sub, caso você queira levar uma lembrança linda deste momento, poderá checar as imagens e comprar posteriormente. Já no inverno, você terá as águas absurdamente cristalinas. Enfim, o ano inteiro o que não faltarão são aventuras para você em Bonito!

Foto: Arquivo Pessoal

Mergulhe nas imagens Karol Meyer em Bonito!